O que significa ser empático hoje?

De acordo com a concepção de mundo aristotélica, sustentada pela manifestação das expressões e das paixões humanas por meio da representação artística das mais variadas naturezas, o conceito de mímese está relacionado a recriação da realidade por meio do teatro, da dança e da literatura. Paralelamente a isto, é nítida na contemporaneidade a crescente importância da aplicação da sensibilidade e do ato de imaginar-se na situação do outro, a fim de que se possa construir por meio da transposição de realidades, uma sociedade mais justa, humana, igualitária e empática.

Em um mundo globalizado, mutável e altamente conectado, são decorrentes os fenômenos que incitam os indivíduos a buscarem um posicionamento de supremacia em relação com os demais. Isto se verifica na busca incessante por status, fama e riqueza e pela competitividade naturalizada pelo modelo econômico capitalista. Diante destes percalços que comprometem a trajetória rumo a uma sociedade guiada pela empatia, aversões ao bem comum, disseminadas essencialmente pela mídia, importante porta-voz e difusora de ideais, marca o dia a dia dos indivíduos no enfrentamento da falsidade e de divergências que podem desencadear grandes conflitos, pelo simples fato de não ser capaz de enxergar-se no outro e transparecer suas virtudes e valores.

Nos anos iniciais que sucederam a colonização do Brasil, o esquema de escambo foi implantado como forma de mediar a relação trabalho-recompensa entre colonizadores e nativos. Até então, os indígenas desconheciam objetos trazidos pelos europeus, como o espelho por exemplo, instrumento que lhes ofereceu a possibilidade de enxergar a própria imagem, que até o momento, refletia-se no olhar ao outro. Percebe-se deste modo, as raízes históricas do modo de encarar o outro, e o modo como o padrão de voltar-se para dentro de si solidificou um individualismo, por vezes egoísta, que até hoje é observado nas relações que mantemos com os demais.

Ser empático é uma potencialidade que aliada ao bom senso e à tolerância, torna-se uma característica de destaque no tempo presente. Aprender a tornar-se um ser humano melhor do ponto de vista relacional é um ponto positivo frequentemente visto na personalidade de liderança e daqueles que buscam meios de ascender social ou intelectualmente por meios justos. Empatia é mais do que colocar-se no lugar do outro, é também agir em prol do bem e da integridade do semelhante.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 29/03/2020
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T6900745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.