A ciência ontem, hoje e amanhã

De acordo com o filósofo clássico Sócrates, a vida sem ciência é uma espécie de morte. Partindo desta afirmação, é possível analisar a importância do saber científico e a relevância que o mesmo adquiriu para os seres humanos no decorrer da história até atingir a contemporaneidade.

Definir o que se configura como tecnologia ou avanço científico não é uma tarefa simples, pois a inovação é relativa a cada época, por exemplo, pode-se dizer que um arado é uma inovação em determinado contexto, assim como um ônibus espacial é em outro. Observando o cenário brasileiro, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) revelou que 60% dos jovens brasileiros são favoráveis ao aumento dos investimentos do país na ciência. Vê-se deste modo, a tentativa de construir um futuro consolidado pelo saber científico, capaz de evoluir e trazer consigo benefícios práticos.

Através da ciência, é possível reduzir percalços sociais, como os altos índices de desemprego, pois o incentivo ao saber científico abre portas para novas carreiras e campos de atuação, além disso, faz se necessária a mobilização a favor da popularização da linguagem científica ao público leigo, que busca informar-se sobre os avanços em seu país. A ciência é um importante elemento de desmistificação, por meio dela, a compreensão da realidade torna-se mais efetiva, além disso, a ciência feita em prol da sociedade, possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da energia e enriquece a vida das populações, intelectual e culturalmente.

Compreender a ciência como um saber exigido pelo futuro é fundamental, pois ela é a base de toda transformação significativa. Zelar por ela, estimular as gerações mais jovens e inspirar todos, mostrando seus lucros a curto e longo prazo, é parte do processo de trazê-la à tona, superando as diversas barreiras que compõem o panorama de seu desenvolvimento.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 04/03/2020
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T6880297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.