Conhece-te a ti mesmo!

  “Conhece-te a ti mesmo!”, diz-nos um sábio da antiguidade. Nunca tal exortação se fez tão necessária quanto nos dias de hoje. Em tempos de aceleração, em que “temos” que dar conta de cada vez mais coisas, a última coisa a que nos dedicamos é olhar para nós mesmos. Estamos totalmente imersos num sem-fim de atividades, planejamentos, compromissos e preocupações, na ilusão (apenas ilusão!) de que se corrermos cada vez mais, daremos conta de cada vez mais coisas. Triste ilusão! A observação um pouco atenta nos revela que, ao invés de produzirmos mais, estamos adoecendo e, em consequência, produzindo cada vez menos; e a reflexão um pouco crítica nos atesta que é IMPOSSÍVEL dar conta de tudo.

  Bem sabemos que as pessoas não são iguais (ou pelo menos deveríamos saber). No entanto, nossa cultura é a da homogeneização; há um cruel esforço coletivo (e aceito individualmente) para que todos sejamos iguais, e iguais com base e determinados padrões que, longe de representarem a maioria, parecem ter sido criados por algum ser extraterreno totalmente desvinculado de nossa realidade. E quão massacrantes são esses padrões, que nos exigem o impossível, o insuportável e o contraproducente!

  Mas... por que aceitamos individualmente esses padrões e muitos se descabelam e se destroem uma vida inteira ou boa parte dela para atingir essas exigências irreais? Alguns fatores de peso poderiam ser citados, mas vou me ater a um em especial: NÓS NÃO NOS CONHECEMOS! Não nos dedicamos a essa atividade primordial: observar a nós mesmos, refletir sobre nós mesmos, descobrir a nós mesmos. Não conhecemos nossos limites, nossos desejos, nossas fraquezas e nossos pontos fortes, aquilo que é importante para NÓS. E, por não conhecer essa pessoa única que somos, nos engajamos em projetos que não damos conta, que não nos realizam e que acabam por nos sugar e nada de importante nos proporcionam além da lição (que às vezes vem “tarde demais”) de o que NÃO fazer com nossas vidas.

  “Conhece-te a ti mesmo!” Não há outro ponto de partida eficaz. Somente conhecendo-nos é possível fazer escolhas, vencer obstáculos e desenvolver potencialidades de forma produtiva e sólida. Observe-se, descubra-se, reflita sobre si! Não há nenhuma viagem que nos proporcione mais tesouros do que a viagem para dentro de nós mesmos. Só viajando para dentro de nós mesmos,  poderemos enfrentar com dignidade e saúde aquilo que está lá fora.