SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Como Dirigir com Segurança!

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

Como Dirigir com Segurança

"VELOCIDADE E ULTRAPASSAGEM: Em ultrapassagem, ocorre um deslocamento de ar, que provoca a instabilidade do veículo. Esse deslocamento é mais intenso quando maior é o veículo. Quanto mais alta é a velocidade, mais leve se torna o veículo, diminuindo seu contato com a pista. Conseqüentemente, maiores são as possibilidades de ele perder a estabilidade ou ser atingido pelo deslocamento de ar de outro veículo. Somente ultrapasse em locais permitidos. ATENÇÃO: Segure o volante com firmeza!

VELOCIDADE E CHUVA: A visibilidade fica prejudicada, tornando difícil a visualização de outros veículos.

Com a pista molhada, aumenta muito o risco de aquaplanagem, que é a perda do contato dos pneus com a pista por causa da formação de uma camada de água. Redobre a atenção, reduza a velocidade e mantenha distancia segura em relação ao veículo da frente.

Para sair da aquaplanagem, deixe o veículo engrenado, tire o pé do acelerador e, sem frear, gire suavemente a direção para a esquerda e pra direita até conseguir controlar o veículo. ATENÇÃO: Se o movimento da direção for brusco, o veículo pode se desgovernar ao tocar a pista novamente.

VELOCIDADE E ALCOOL: Infelizmente, muitos acidentes acontecem devido ao grande consumo de bebidas alcoólicas e ao excesso de velocidade. O álcool provoca alterações na coordenação motora (reações lentas) e nos sentidos (visão dupla), além de induzir a um excesso de confiança, fazendo com que o motorista dirija em alta velocidade. Se for dirigir, não beba. Caso você tenha ingerido bebidas alcoólicas, passe a condução do veículo para um motorista que não tenha bebido.

VELOCIDADE E SINALIZAÇÃO: As placas de sinalização são estudadas e elaboradas por profissionais, para garantir a sua segurança no trânsito. As placas de regulamentação de velocidade indicam o limite máximo de velocidade permitido para cada trecho da rodovia. Obedeça à sinalização existente, Esteja atento, pois os limites de velocidade variam ao longo da rodovia, de acordo com a existência de pedestres, obras e desvios.

VELOCIDADE E PEDESTRE: A alta velocidade coloca em risco a vida de motoristas, pedestres e ciclistas. O pedestre só tem chance de sobreviver a um acidente se o veículo estiver a 30Km/h. Caso esteja a 40 Km/h, a chance de sobrevivência é de 85%; a 60 Km/h, de 30%; e a 80 Km/h o acidente pode ser fatal. ATENÇÃO: Próximo a áreas urbanas, reduza sempre a velocidade e obedeça à sinalização viária.

O motorista consciente e responsável é aquele que, além de respeitar os limites de velocidade determinados pela sinalização, respeita os seus próprios limites, garantindo a sua segurança e a dos outros usuários. Até a próxima edição, um forte abraço!!!

Fonte: Policia Militar Rodoviária DERSA DER Secretaria dos Transportes Governo do Estado de São Paulo.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 69, Data de 31/05 de 2014, por Josué Ribeiro Professor de Higiene e Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 20/01/2020
Código do texto: T6846407
Classificação de conteúdo: seguro