SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Pode acreditar: Acidentes acontecem com todo mundo!

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

Pode acreditar: Acidentes acontecem com todo mundo!

Todo mundo conhece um ou mais casos de pessoas que sofreram acidentes. Em casa, no transito, no trabalho. Tem acidente de tudo quanto é jeito e de todos os níveis de gravidade. Mas aos nossos olhos, todos têm uma característica em comum: acidentes só acontecem com os outros. “Imagine! Isso não acontece comigo!” Você já ouviu essa frase? Se respondeu afirmativamente, temos uma péssima notícia: acidentes acontecem com todo mundo! Por isso, não de espaço para o azar. Cuide-se! Previna acidentes! Mantenha-se vivo! Mantenha-se inteiro!

Esteja consciente

Um dos conceitos de acidente do trabalho afirma que se trata de um acontecimento não desejado, que ocorre em função de uma série de circunstancias provocada por uma seqüência de erros.

De acordo com as leis da Previdência Social, a definição de acidente do trabalho diz que “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

Definições à parte, o certo é que acidentes do trabalho sempre ocorreram, desde que o mundo é mundo. Mas, nos últimos tempos, a modernização de máquinas e processos fez com que esse problema tomasse um novo vulto. Se antes o trabalhador se via as voltas com excesso de esforço físico para fazer as máquinas funcionarem, agora ele não precisa sequer chegar perto delas. Basta apertar um botão e tudo funciona direitinho. Só que a tecnologia tornou tudo mais rápido. As máquinas funcionam mais depressa, as pessoas têm de ser mais ágeis e qualquer distração pode levar a um acidente.

Antes do computador, por exemplo, todo trabalho desenvolvido em máquinas de escrever, mesmo as elétricas, requisitavam um ritmo que nossas mãos e dedos podiam acompanhar. Hoje, a digitação é uma tarefa tão acelerada que até acaba provocando doenças, como os D.O.R.T. – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que podem incapacitar o profissional. Assim como o computador, umas séries de novos equipamentos chegam constantemente às empresas para facilitar a vida dos profissionais, aumentarem a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. Isso significa que a segurança e a prevenção também precisam estar se reciclando, melhorando, sendo adaptadas. Nesse aspecto nossa participação é primordial. É preciso que estejamos sempre nos questionando se o que estamos fazendo está correto ou pode ser melhorado, de forma que os processos de segurança não se tornem ultrapassados e ineficazes. As regras devem ser revistas periodicamente. Devemos também agir preventivamente em todas as situações em que percebemos perigo. Antecipar o risco pode evitar muitas dores de cabeça.

Fonte: Extra Segurança no Trabalho, Central Business Comunicação e Editora Ltda.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 60, Data de 16 á 29/11 de 2013, por Josué Ribeiro Professor de Higiene e Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 20/01/2020
Código do texto: T6846397
Classificação de conteúdo: seguro