"TODOS OS DIAS DEVEREMOS AMAR, RESPEITAR e HONRAR NOSSOS PAIS e TODOS OS IDOSOS EM NOSSAS VIDAS" POR GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"TODOS OS DIAS DEVEREMOS AMAR, RESPEITAR e HONRAR NOSSOS PAIS e TODOS OS IDOSOS EM NOSSAS VIDAS"

POR GÉSNER LAS CASAS

= RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"SOLIDARIEDADE, RESPEITO, FRATERNIDADE E, AMOR À TODOS OS SERES, NÃO SÓ AOS QUE CONHECEMOS COMO À TODOS QUE POSSAM ESTAR EM ALGUM LUGAR NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO"

por GÉSNER LAS CASAS

=RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

TODAS ÀS NOITES, APÓS REALIZARMOS OS PROCEDIMENTOS DE HIGIENE PESSOAL, MEUS IRMÃOS E EU, NOS REUNÍAMOS AO REDOR DE NOSSA MÃEZINHA, DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, PARA OUVIRMOS SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS SOBRE OS CONTOS E ROMANCES QUE HAVIA LIDO E ESTUDADO EM SUA INFÂNCIA e, ADOLESCÊNCIA. EM UM DETERMINADO MOMENTO, QUANDO JÁ HAVIA DOMINADO INTEIRAMENTE NOSSAS ATENÇÕES, A MAMÃE ARACY, PASSAVA A DISCORRER SOBRE OS ENSINAMENTOS MAIS PROFUNDOS DE COMO DEVERÍAMOS TER PERANTE A VIDA E NOSSOS SEMELHANTES EM GERAL. UMA VEZ POR SEMANA ELA FALAVA SOBRE OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS E DAS PREGAÇÕES DE JESUS DE NAZARET AOS SEUS DISCÍPULOS SEGUIDORES.

TAMBÉM, NOS RELATOU SOBRE SEU SOFRIMENTO POR NÓS E DE COMO FOI PERSEGUIDO, TRAÍDO, TORTURADO E MORTO CRUELMENTE AO SER CRUCIFIXADO NO GÓLGOTA POR FARISEUS E PERVERSOS DEFENSORES DOS PODEROSOS DE ENTÃO. EM UMA DESSAS OCASIÕES DE SEUS RELATOS SOBRE O SOFRIMENTO DE JESUS CRISTO, NÓS CHORAMOS AO OUVI-LA RELATAR QUE O SACRIFÍCIO DE JESUS FOI POR DESEJAR ARDENTEMENTE NOS SALVAR DAS MALDADES E PECADOS MATERIAIS E ESPIRITUAIS AQUI NA TERRA.

DONA ARACY, A NOSSA MAMÃE QUERIDA, NOS ACONSELHAVA A AMAR E RESPEITAR À TODOS INDISTINTAMENTE. VISITAR OS ENFERMOS, AJUDAR QUEM NECESSITASSE DE ALIMENTOS, ROUPAS, ÁGUA E PRINCIPALMENTE QUEM ESTIVESSE EM SITUAÇÃO DE ABANDONO OU ISOLAMENTO QUE LHE FORA IMPOSTO CONTRA SUA VONTADE PRÓPRIA. EM UMA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA, APÓS O DIA DEDICADO AOS PAIS, FUI AO ASILO SÃO VICENTE DE PAULA, EM DOIS CÓRREGOS PARA REALIZAR UMA VISITA AOS IDOSOS ALI INTERNADOS POR SEUS FAMILIARES OU POR NÃO TEREM ONDE MORAR OU QUEM PUDESSE LHE OFERECER UM TETO E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA. NÃO PUDE FAZER A TÃO DESEJADA VISITA NAQUELA MANHÃ QUANDO OS POUCOS FUNCIONÁRIOS REALIZAVAM A LIMPEZA DO LOCAL APÓS A VISITA DO DOMINGO ANTERIOR POR PARENTES E OUTRAS PESSOAS QUE LÁ ESTIVERAM EMPRESTANDO SUA SOLIDARIEDADE E LEVANDO UM POUCO DE SEU CARINHO E ALGUMA DOAÇÃO AOS IDOSOS INTERNADOS NAQUELE ASILO.

NA TERÇA-FEIRA, APÓS AS AULAS DE MEU PRIMEIRO ANO LETIVO, FUI FAZER A VISITA LEVANDO ALGUMAS FRUTAS COMO MEXERICAS, JABUTICABAS, ABACATES E MANGAS. TIVE DE DEIXAR AS DOAÇÕES COM A ADMINISTRAÇÃO DO ASILO E RESPONDER A INÚMERAS PERGUNTAS ANTES DE ME AVISTAR COM OS IDOSOS E IDOSAS QUE, ME RECEBERAM COM SORRISOS E AFAGOS EM MEUS CABELOS RUIVOS ENCARACOLADOS. DEPOIS DESTA VEZ TODOS OS MESES EU ARRANJAVA UM UM DIA PARA FAZER OUTRAS VISITAS, ÀS VEZES NÃO TÃO DEMORADAS E, OUTRAS QUE NOS TOMAVAM TODA A TARDE COM BATE PAPOS E FALAÇÃO SOBRE NOSSAS VIDAS DIÁRIAS. CONFESSO QUE APRENDI MUITO COM O QUE OUVI DAQUELES IDOSOS TÃO FELIZES POR ESTAREM JUNTOS NO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO DE DOIS CÓRREGOS. QUANDO NOS MUDAMOS PARA SÃO PAULO, DE INÍCIO SENTI MUITO A FALTA DAQUELES DIAS EM COMPANHIA DOS IDOSOS FALANTES E ÀS VEZES ENGRAÇADOS. DEPOIS OS ESQUECI, NÃO TOTALMENTE, TANTO É QUE PASSEI A VISITAR ALGUMAS CASAS DE REPOUSO, COMO ERAM CHAMADAS CERTAS INSTITUIÇÕES POR AQUI. UMA DELAS NO MONTE BELO EM ITAQUAQUECETUBA, CONHECI MUITOS IDOSOS CARENTES QUE ADORAVAM PÃES DOCES COM QUEIJO FATIADO E OU MORTADELA SEM PIMENTA DO REINO, CAFÉ COM LEITE E ÀS VEZES SUCOS DE FRUTAS FRESCAS. TAMBÉM, ÀS VEZES EU LHES OFERTAVA BOLACHAS E BISCOITOS E ALGUMAS FRUTAS SUCULENTAS. MUITOS DESTES IDOSOS ME PEDIAM PARA TRATA-LOS COMO SE FOSSEM MEUS PAIS OU MÃES, JÁ QUE SONHAVAM SER VISITADOS POR SEUS PRÓPRIOS FILHOS E FILHAS QUE HAVIAM SE ESQUECIDO QUE ELES AINDA ESTAVAM VIVOS NAQUELE ASILO CHAMADO DE CASA DE REPOUSO.

"A ALEGRIA EM SER UM PAI QUE, É LEMBRADO COM AMOR E CARINHO POR TODOS OS SEUS DESCENDENTES EM TODAS AS GERAÇÕES QUE TEM PODIDO ACOMPANHAR NOS DIAS QUE LHE RESTAM ENTRE NÓS”

LEMBRO-ME DAS VISITAS QUE FIZEMOS AOS IDOSOS 'CONFINADOS' EM ASILOS E, OU CASAS DE REPOUSO COMO SÃO DENOMINADOS ESSES DEPÓSITOS OU LUGARES ONDE FAMILIARES INSENSÍVEIS DEPOSITAM OS SEUS PARENTES MAIS IDOSOS QUE, PERDERAM AS CONDIÇÕES DE VIVEREM SEM APOIO OU AJUDA DE OUTRAS PESSOAS AMOROSAS, CARINHOSAS E PROVIDAS DE RESPEITO, TANTO QUANDO UM DIA ESTAS PESSOAS IDOSAS OFERECERAM AOS SEUS FILHOS, FILHAS, NETOS, NETAS E ATÉ AOS PRÓPRIOS PAIS ENVELHECIDOS CARENTES DE TODOS OS NOSSOS CUIDADOS MAIS EFETIVOS.

E LÁ NO ASILO, ONDE AS VISITAS DOS SEUS ENTES MAIS QUERIDOS DEVERIAM SER MAIS FREQUENTES E CERCADAS DE MUITA ATENÇÃO COM APOIO DE ALGUNS BENS MATERIAIS, PRINCIPALMENTE DE GOSTOSURAS DE SUAS PREFERÊNCIAS QUE SÃO PERESSÍVEIS, PORTANTO, TÃO RARAS EM UMA CASA DE REPOUSO ONDE HABITAM SERES HUMANOS IMPEDIDOS DE SE LOCOMOVEREM PELAS RUAS E AVENIDAS PRÓXIMAS. ENTÃO LHES OFERECI UM POUCO DE MINHAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM FAMÍLIA.

COMO PRESENTE DE MINHA VISITA. LHES OFERTEI UMA CAIXA DE LEITE INTEGRAL TIBO B; PAPEL HIGIÊNICO DA MELHOR QUALIDADE; DETERGENTE NEUTRO PARA PIA DE COZINHA; DESODORANTE SUAVE; FRUTAS COMO BANANAS; MAMÃO; PINHAS; MEXERICAS; QUEIJOS; SALAMINHO; CAFÉ EM PÓ; E ALGUMAS GULOSEIMAS DELICIOSAS SEM MUITA GLUCOSE. TUDO MUITO BEM DOSADO PARA NÃO FALTAR POR SETE OU OITO DIAS E NEM TANTO PARA PODER ESTRAGAR DEPOIS DE UMA SEMANA. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VI GENTE DE FACES MARCADAS PELA DUREZA DA VIDA E, ÀS VEZES COM OLHARES DISTRAÍDOS, ATÉ UM TANTO INDIFERENTES, DEMONSTRAREM UMA FORTE EMOÇÃO NAS CONTRAÇÕES DE SEUS LÁBIOS E NAS TENTATIVAS DE CONTEREM SUAS LÁGRIMAS REBELDES QUE INSISTIRAM E ROLAR POR SUAS FACES ENVELHECIDAS E MARCADAS POR MILHARES DE FORTES EMOÇÕES DIVERSAS. ELES E ELAS, OS VELHINHOS ATÉ ENTÃO ABANDONADOS, NOS ENCARARAM COM O OLHAR MAIS FRATERNO E COM SUAS FALAS MANSAS EXPRESSARAM SUA GRATIDÃO DIZENDO COISAS MARAVILHOSAS COMO PEDIDOS DE VIDA ETERNA PARA NÓS E NOSSOS FAMILIARES COM FARTURA, SAÚDE, E PRINCIPALMENTE SOLIDARIEDADE E AMOR FRATERNO MESMO AOS QUE JAMAIS FIZERAM POR TER ESTE DIREITO DIVINO EM SER AMADO E RESPEITADO COM AMOR.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 11/08/2019

Código do texto: T6717397

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 11/08/2019
Reeditado em 11/08/2019
Código do texto: T6717397
Classificação de conteúdo: seguro