Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação Global

É de suma importância debatermos sobre educação nos tempos atuais, sobretudo, na visão global que a referida temática educacional nos promove. Os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais que ocorrem em diferentes nações, e que de imediato são socializados por várias partes do mundo com os avançados e variados meios de comunicação, as ofertas de cursos além-fronteiras por países que de certa forma vem atraindo estudantes entre países, e assim, promovendo abertura e integração para atuação profissional dos mesmos, nos leva a entender  o verdadeiro sentido da educação global.

Convém ressaltar que diante de todos esses acontecimentos, precisamos mais do que nunca procurarmos analisar tais fatos e circunstâncias de forma crítica, buscando entender o que possa vir de negativo, destruidor e problemático, também, o que tem de positivo, educativo e construtivo, visto que, só assim podemos entender e fazer valer o que é útil para o avanço da educação neste mundo tão globalizado, pois, são inúmeros e de contextos diferentes cada acontecimento e informação que o mundo nos apresenta, e vemos então a grande necessidade também de se propor e aprovar melhores e mais apropriadas politicas de investimento na educação com uso de metodologias mais inclusivas, inculturadas  e acessíveis, e empenho na qualificação e valorização dos profissionais. Considerando então que as questões humanitárias sejam direcionadas para formação e aprimoramento de direitos humanos, que promova a paz e que conduza à prevenção de conflitos, norteando cada vez mais para que todos vivam com dignidade garantindo cidadania por meio da educação.

Diante de todo o contento exposto, é conveniente argumentar todo o esforço para que neste mundo globalizado seja prioridade o investimento para prática de uma educação para o desenvolvimento, uma educação também sustentável, pois, diante da rapidez e diversidade de informações de conflitos, concorrências, mudanças rápidas nos aspectos sociais, sobretudo, econômicos e culturais, pode-se detectar aspectos de exclusão, repressão e sofrimento, o que não é nada bom, e assim constata-se então o verdadeiro e necessário papel do que é buscarmos desenvolver uma educação mais contextualizada com os fatos sociais visando o bem de todos.

A conscientização e o domínio sobre a internet, as redes sociais, a visão e análise crítica sobre informações por meio de jornais e revistas de grande circulação faz-se urgente para que possamos contribuir com formação consciente e cidadã. As pesquisas científicas, a busca pelo aprendizado sobre as diferentes línguas, a noção e o entendimento sobre influências culturais tanto sobre etnias como religiões até com relação aos diálogos entre nações sobre a paz e o cessar de conflitos onde muito se debate e aprimora políticas públicas e sociais para assistência e inclusão das camadas sociais menos favorecidas são fatores primordiais que contribuem consideravelmente para o bem do planeta.

Portanto, deve-se valorizar cada informação, meio, noticias, temáticas e acontecimentos. Valorizar sempre mais os educadores e educandos, as novas tecnologias que surgem, o diálogo, as discussões e debates, a democratização dos meios de comunicação, o aprimoramento das praticas inclusivas e a socialização dos fatos e dos saberes, a inserção de novos e atualizados cursos buscando exercer a prática e expandindo opções para formação e profissionalização.
Francisco Martins Silva
Enviado por Francisco Martins Silva em 02/06/2019
Reeditado em 05/06/2019
Código do texto: T6663300
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Francisco Martins Silva
Urucuí - Piauí - Brasil, 44 anos
21 textos (1148 leituras)
1 e-livros (16 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/09/19 19:08)
Francisco Martins Silva