Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Da série Rascunhos & Descartes do Desespero: Leitor Pessimista

Porque prossigo a engolir esses livros, buscando momentos de turpor? De pura elucidação. Já perdi a conta de quantos já passaram pelas minhas mãos. Dia após dia. Livros que não pedi pra ler. Clássicos obrigatórios. Alguns, pura pretensão. Outros, baboseira. Como formarei opinião? Se não posso confiar em nada, cada frase precisa ser investigada, questionada. Porque leio então? Minha alma costumava se entorpercer por [ou seria "com"] sentimentos, ideias representadas por meio de letras que magicamente transcendiam qualquer coisa palpável, qualquer coisa dita por alguém. Quem, onde e porque destilhava [estranha escolha de vocabulário] tamanha sabedoria? Só sei que não mais a reconheço. Me tornei insensível e cético? Ou apenas percebi que tudo que absorvo, só absorvo pela necessidade de me sentir mais esperto, por que não dizer superior? Superioridade é um conceito tão banal e vão. Afinal, como se pode pesar sem uma balança? Equilíbrio sempre me pareceu o correto: leia e pense, leia e pense, forme sua opinião. Portas para sua própria vontade. Seja seu próprio filósofo e filosofia. Autossuficiência é a chave. Conceitos, valores e virtudes podem ser criados, aumentados, retocados ... Só nada [não tenho ideia do porquê desse verbo aqui] com aquilo que se mostra concreto. Duvide daquilo que é exterior a ti e se mostra parte intrínseca de ti [okay!?] . E o mais importante: não enlouqueça. Loucura é um conceito suspeito, mas não é impossível reconhecê-la mesmo sendo portador [estranha escolha de vocabulário novamente] dela.
Estranhamente todo e qualquer livro me parece limitante e limitado. Puro fruto de mentes presas a corpos. Inclusive esse que você lê [sim, pretendia fazer disso um livro]. A produção humana seria imperfeita por natureza? Genialidade seria um feixe de Deus na Terra? Inspiração, o meio pelo qual isso é possível?

Escrito em 2016
Anotações entre [] de 2019
Vicenti Lars Nasaka
Enviado por Vicenti Lars Nasaka em 30/05/2019
Reeditado em 30/05/2019
Código do texto: T6660672
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vicenti Lars Nasaka
São Paulo - São Paulo - Brasil
42 textos (492 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/09/19 21:23)