A expectativa está longe

Estudos apresentados pela empresa Vale ao Ministério Público de Minas Gerais aponta que o pior cenário possível para o caso de a barragem Sul Superior se romper, na Região Central do estado, causará um desastre, outro que pode revoltar a população. Essa afirmação alerta para a provável “inundação generalizada nas áreas rurais e urbanas” com indicativa de mortes nas cidades próximas. Os impactos podem ser muitos : áreas de preservação, alteração dos cursos de água, danos estruturais e, além disso , há os acessos locais de terra, rodovias e fornecimento de energia elétrica. Isto nos leva a concordar com uma afirmação que estamos acostumados, ou pior ainda, estamos nos acostumando a ouvir e dizer: "Nossos governantes são uns incompetentes".

Negligenciar as necessidades da população nesta questão apenas confirmará a controvérsia de valores que nossa sociedade se encontra. Tudo indica que os governantes do nosso país estão dando a mínima para a vida de seus cidadãos, justamente o "bem" mais precioso que nós humanos queremos preservar. Os acontecimentos passados poderiam ser a base de uma preocupação humanitária e, podemos dizer até cultural. Acontece, porém, que a preocupação maior ocorre na área financeira, pois é com a reforma da previdência e o abalo financeiro a maior frustração. Isto só irá ocasionar e alimentar o pensamento negativo sobre o governo que não esquenta a cabeça com a população e nem respeita os nossos direitos constitucionais, incluindo a perda da vida que passou a ser insignificante!

Lamentavelmente, tudo indica que a vida perdeu seu real valor. Agora o dinheiro tem mais direito de preservação do que os moradores deste planeta. As contas bancárias continuam a desajustar o bolso do morador do país, enquanto a saúde pública esta cada dia mais precária. Então, vamos continuar torcendo. Torcendo para que o plano previdenciário morra antes do tempo e, que muitas pessoas continuem vivas no estado de Minas Gerais. Afinal, se a barragem cair, apenas umas poucas almas se perderá, porém, tudo que diz direito ao dinheiro deve permanecer vivo, mesmo que custe muitas vidas.