A HUMANIDADE E SUA EVOLUÇÃO NOS TEMPOS

00.417

Sexta-feira, 9 de Novembro de 2018

Às vezes fico pensando se a juventude atual conseguiria viver em décadas passadas. Diríamos umas quatro ou cinco delas. Penso que não. Elas não se acostumariam com o que se vivia por lá, sem tecnologia de ponta, sem aparato tecnológico, dentre outras coisas.

Imaginar que tudo o que fazíamos despenderia de muito mais esforço do que hoje se emprega. Por exemplo: fazer conta de cabeça? Nem pensar. Ter que decorar (e aprender) a tabuada, era uma baita tarefa. Hoje só se faz conta por sistema eletrônico. E olhe lá!.

Até mesmo as diversões. Como eram diferentes dos dias de hoje. É óbvio que seria até leviandade compara-las. Cada uma ao seu tempo. E pode-se dizer sobre a televisão. Quanta diferença. A primeira delas é a cor. Mas a qualidade do vídeo, também, é coisa espantosa. A perfeição das imagens é assombrosa.

Mas é de se pensar que o computador seja o maior agente da mudança. De tudo e de todos. Só em poder contatar-se com o mundo. E de forma automática. É assombroso. Mas a gurizada de hoje, já nascida dentro dessa tecnologia, não dão nem conta do fenômeno. Só os com mais de cinquenta ou sessenta anos, ou mais, possuem a exata noção de tal mudança.

É claro que as dificuldades para aquelas gerações são automáticas. Há gente que nem consegue assimilar e/ou absorver todo aquele progresso. A começar pelo acesso ao caixa automático. Quanta dificuldade. Uns poucos, pelo jeito, ainda conseguem tal proeza. Inclusive navegam na rede mundial de computadores, a internet.

As mudanças sofridas nessas últimas décadas, quiçã séculos, são e foram muitas. E a cada dia que passa a velocidade aumenta nessas mesmas mudanças, criando mais facilidades ao humano, mas também outras dificuldades para alguns. E não se pode esquecer do peso dessas mudanças. Principalmente seus custos.

Os humanos nos dias atuais reclamam muito de uma coisa: da falta de tempo. Oras, é bom saber o significado do que o termo paradoxo quer dizer. A resposta está aí. Com certeza.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/05/2019
Reeditado em 06/06/2019
Código do texto: T6653989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.