Os engenhos de aço

Escrito em 23/4/2019

A célebre Constituição de 1988 foi declarada como oficial do Brasil prometendo ajustes sobre vários aspectos que precisavam de reformas. O propósito principal dessa Constituição fio na verdade o conserto de uma medida tomada há um século em período de agitação política do país.

O trabalho escravo brasileiro teve como principal mão-de-obra negros trazidos por portugueses. Índios e negros serviram os senhores de engenho por séculos, restando mais trabalho árduo à parcela negra. A escravidão seria abolida então em 1888.

Mas, nós podemos não ter a ideia correta de escravidão. A opressão do branco sobre o negro é um processo recente comparada a do branco sobre o branco. Esta é muito mais arcaica e está muito mais presente.

O ponto em comum das duas escravidões é a exclusão de direitos, trabalho forçado e para alguém influente. Contrastando, a indiferença de raças, o tipo de trabalho e a desigualdade são típicas da moderna. ainda assim, os escravos atuais são ofuscados pelo sucesso das marcas e qualidade dos produtos produzidos à força.

Com mais tecnologia, fundos e perversão no pensamento, os escravos atuais se encontram em uma situação de quase impossível escape. As chantagens sobre eles e suas famílias somadas à baixa disponibilidade de informação e má condição social provoca uma tentativa de ganhar fácil, e acabam a pagar mais caro.

Baseado nos fatos mencionados, é solução a criação de obras públicas em áreas necessitadas com o propósito de geração de empregos e incentivo à educação. Também é essencial a fiscalização constante do ambiente de trabalho. A informação bem dada faz qualquer um pensar melhor para prevenir más decisões futuras.