POLÍTICA E AS RELAÇÕES DE PODER

Abordar o tema política nos faz reportar a duas vertentes: o de quem exerce o poder, por outro lado, o daquele sobre qual o poder é exercido. Essa relação de poder ocorre através da interferência direta na atividade do outro por meio da reciprocidade.

É comum as pessoas terem a ideia de que a política nada tem haver com suas vidas no cotidiano, em razão de estarem acostumadas que alguns mandem e outros obedeçam. É preciso partir da ideia de que a educação para a cidadania, dá destaque ao conhecimento, e, esta por sua vez origina o discurso coerente, bem como a reflexão crítica sobre os interesses públicos.

O poder não é uma propriedade particular, sobretudo, é uma relação pela qual o poder lhe é conferido por outro.

Observando o cenário atual, consideramos de fundamental importância a participação dos cidadãos no jogo político. Para isto, tomando conhecimento, vigiando e buscando formas de intervir nas decisões. É indiscutível que os cidadãos diante desse poder, tem o direito e o dever de aprender a exercê-lo.

Outro ponto relevante a ser abordado é sobre a questão da autonomia dos três poderes, a saber (legislativo, executivo e judiciário) que, nos faz reportar a Montesquieu ao realizar a seguinte afirmativa “para que não se possa abusar do poder, é preciso que o poder freie o poder.” Este trecho possibilita refletir o caminho percorrido pelos brasileiros no enfrentamento dos escândalos do governo Collor, pelo qual a sociedade exigiu justiça. O impeachment do presidente foi um ato decidido pelos políticos legítimos representantes dos cidadãos, escolhidos por votação. Caso, não houvesse a ação popular daquela época, não haveria influenciado a decisão final.

Saber articular os conhecimentos sobre a política é de suma importância, desde a sua conceituação, compreensão das relações de poder, tipos de legitimidade à força existente em nossa sociedade.

É imprescindível que todos se conscientizem de que, se não estivermos alertas seremos apolíticos e vítimas dos maus políticos. A ausência desse autoconhecimento o que se espera é a alienação dos acontecimentos, principalmente no que tange a política, que constantemente se envolve nas atividades humanas.

Por fim, reforçamos a relevância de vivenciar o autoconhecimento do homem na sua preparação para o futuro através da educação.