Exemplo de redação do vestibular UNB 2016: “guerras: derrota para a humanidade”.

“guerras: derrota para a humanidade”.

Ao longo da história, as guerras foram marcadas de alteridades como ocorreu na primeira, na segunda, na guerra do Vietnã e na guerra do Iraque, causando calamidades pelo mundo. É necessário combate-las nas raízes da existência humana, começando pelas bases sociais, de modo a evitar a rivalidade entre nações para que não cause colapso entre os mais diversos países vistos em épocas de outrora, bem como, na atualidade. É preciso conhecer as causas prováveis que resultam na guerra a fim de evita-la.

Assim sendo, um pensar humanitário, que passa pela educação, saúde, segurança, infraestrutura, água potável e, principalmente, segurança alimentar é fulcral no combate, principalmente, à guerra interna. Já uma nova maneira de enxergar outras nações, conhecer sua cultura e o seu modo de pensar, romper a dualidade de outrora – socialismo versus capitalismo -, bem como, as dualidades multipolares pelo mundo ajuda no equilíbrio externo.

De fato, uma das principais causas das guerras entre nações pode passar pelos mais diversos tipos de interesses: petróleo; território; água; desenvolvimento de armas e controle da geopolítica, seja local, seja mundial. Desse modo, os conflitos da primeira e segunda foram marcados por interesses, em que havia a hipótese de que Hitler – comandando a Alemanha - juntamente com Mussolini – presidindo a Itália, tentavam expandir seus domínios pelo mundo, sendo a segunda extensão da primeira. Posteriormente, sucederam a guerra do Vietnã contra França e EUA, em que o primeiro conseguiu sua independência, havendo milhares de mortos por ambos os lados. Na atualidade, o rompimento com a visão estritamente de domínio é necessário para amenizar os conflitos, passando pela não sabotação no controle de mercado, principalmente, caracterizado pelas nações mais “desenvolvidas”, como vem ocorrendo Iraque, síria, Venezuela e demais países.

Por fim, para combate-la é necessário bem mais que boa vontade. Desse modo, as nações mais “desenvolvidas” juntamente com os países “em desenvolvimento” busquem acordos para por fim as hostilidades, priorizando questões humanitárias e compras de produtos de países menos favorecidos, bem como, estimular mídias locais e internacionais menos belicosas com jornais menos ufanistas e mais íntegros.

PROTÓTIPO PARA TODAS AS COMPETÊNCIAS, A QUAL ELABOREI A FIM DE ANÁLISE.

ANÁLISE DA REDAÇÃO.

O texto configura-se como modelo quanto a propriedade vocabular, ortográfica e sintática da Língua Portuguesa, por apresentar linguagem fluida e ortografia escorreita, com sintaxe e vocabulário bem além acima do esperado, a qual demonstrar maior conhecimento das noções da Língua Portuguesa.

Quanto a estrutura dissertativo argumentativa, possui introdução, desenvolvimento e conclusão desenvolvidos de maneira exemplar, utilizando repertório sociocultural de maneira explicita – “como ocorreu na primeira, na segunda, na guerra do Vietnã e na guerra do Iraque “, a qual é retomada a explicação: “a hipótese de que Hitler – comandando a Alemanha - juntamente com Mussolini – presidindo a Itália, tentavam expandir seus domínios pelo mundo, sendo a segunda extensão da primeira. Posteriormente, sucederam a guerra do Vietnã contra França e EUA, em que o primeiro conseguiu sua independência, havendo milhares de mortos por ambos os lados. Na atualidade, o rompimento com a visão estritamente de domínio é necessário para amenizar os conflitos, passando pela não sabotação no controle de mercado, principalmente, caracterizado pelas nações mais “desenvolvidas”, como vem ocorrendo Iraque, síria, Venezuela e demais países.

Quanto a coerência, apresenta uma sintaxe lógica, de leitura fácil, bem como também, exposição de ideias de maneira “orgânica”, além de possuir introdução, desenvolvimento e conclusão excelentes, com repertorio sociocultural: ‘os conflitos da primeira e segunda foram marcados por interesses, em que havia a hipótese de que Hitler – comandando a Alemanha - juntamente com Mussolini – presidindo a Itália, tentavam expandir seus domínios pelo mundo, sendo a segunda extensão da primeira. Posteriormente, sucederam a guerra do Vietnã contra França e EUA, em que o primeiro conseguiu sua independência, havendo milhares de mortos por ambos os lados. Na atualidade, o rompimento com a visão estritamente de domínio é necessário para amenizar os conflitos, passando pela não sabotação no controle de mercado, principalmente, caracterizado pelas nações mais “desenvolvidas”, como vem ocorrendo Iraque, síria, Venezuela e demais países”, sendo mais relevante para a competência quanto a estrutura dissertativa argumentativa, mas que é fundamental o seu uso na seleção e organização das ideias para essa competência.

Quanto a coesão, há abundância de conectivos para empregá-la como redação excelente, aos quais podemos citar: ao longo da história; é necessário; de modo; a fim de; é preciso; como também; de fato, principalmente, como vem; assim sendo; seja, já uma nova maneira, desse modo; posteriormente; em que o primeiro; em que havia; pelos mais diversos tipos de interesses (catáfora) – remetendo a um termo posterior -; sendo a segunda; na atualidade; para por fim e bem como.

Por fim, a conclusão é modelo de excelente redação por citar na primeira proposta: agente (as nações mais “desenvolvidas” juntamente com os países “em desenvolvimento);” ação (busquem acordos); finalidade (para por fim as hostilidades); modo (priorizando questões humanitárias e compras de produtos de países menos favorecidos); ação (estimular mídias locais e internacionais menos belicosas) e meio (com jornais menos ufanistas e mais íntegros). Isto é, proposta que foi desenvolvida de maneira exemplar a fim de obter nota máxima em qualquer vestibular, pas, enem ou concurso público, que tenha essa temática, mesmo que seja a única apresentada, pois citou todos os componentes que se deve ter em uma conclusão, apresentando-a de maneira detalhada.

eltondersouza
Enviado por eltondersouza em 22/02/2019
Reeditado em 22/02/2019
Código do texto: T6581331
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