"QUAL A RAZÃO DE PARLAMENTARES RECEBEREM MUITO MAIS DINHEIRO DE QUE OS OUTROS INDIVÍDUOS COMUNS DE NOSSA SOCIEDADE? por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"QUAL A RAZÃO DE PARLAMENTARES RECEBEREM MUITO MAIS DINHEIRO DE QUE OS OUTROS INDIVÍDUOS COMUNS DE NOSSA SOCIEDADE?

por GÉSNER LAS CASAS

= RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

“RENAM CALHEIROS EXIGE QUE SENADO PAGUE EM JANEIRO MAIS DE R$ 100 MIL PARA CADA SENADOR REELEITO” = POR ANA KRÜGER = ATUALIZAÇÃO 28 NOVEMBRO DE 2018 - O ENTÃO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS DO MDB-AL, conduz sessão deliberativa. = WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO - 22. AGOSTO DE 2013 O ENTÃO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS DO MDB-AL, CONDUZ SESSÃO DELIBERATIVA. =POR WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO -<O SENADO PAGARÁ EM JANEIRO R$ 101.289,00 PARA CADA SENADOR REELEITO, O EQUIVALENTE A TRÊS SALÁRIOS DOS CONGRESSISTAS. ISSO PORQUE, ALÉM DO SUBSÍDIO REFERENTE ÀQUELE MÊS, OS OITO REELEITOS RECEBERÃO DUAS VEZES O VALOR DE R$ 33.763, REFERENTE À CHAMADA “AJUDA DE CUSTO”. O DECRETO LEGISLATIVO QUE REGULAMENTA A VERBA INDENIZATÓRIA DIZ QUE A AJUDA SERVE PARA “COMPENSAR AS DESPESAS COM MUDANÇA E TRANSPORTE”. O PAGAMENTO É FEITO SEMPRE NO INÍCIO E NO FIM DO MANDATO. POR ISSO, OS OITO SENADORES REELEITOS TÊM DIREITO A RECEBÊ-LA DUAS VEZES. É O CASO DE: CIRO NOGUEIRA DO PP-PI; EDUARDO BRAGA DO MDB-AM; HUMBERTO COSTA DO PT-PE; JADER BARBALHO DO MDB-PA; PAULO PAIM DO PT-RS; PETECÃO DO PSD-AC; RANDOLFE RODRIGUES DA REDE-AP, E RENAN CALHEIROS DO MDB-AL. DESSES, SÓ OS PARLAMENTARES BRAGA E, RANDOLFE INFORMARAM PUBLICAMENTE QUE VÃO ABRIR MÃO DO AUXÍLIO. AO TODO, 54 SENADORES RECEBERÃO O BENEFÍCIO, DOIS TERÇOS DA COMPOSIÇÃO DA CASA. DE ACORDO COM O SENADO, A AJUDA DE CUSTO A SER PAGA EM 2019 SOMA R$ 3,64 MILHÕES. METADE, EM CERCA DE R$ 1,8 MILHÃO, VAI PARA OS 54 CONGRESSISTAS EM INÍCIO DE MANDATO, O QUE INCLUI OS REELEITOS, E METADE AOS QUE ESTÃO DEIXANDO O POSTO. TERÇA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2018 -<OS VALORES SERÃO PAGOS COM RECURSOS ORDINÁRIOS DO TESOURO NACIONAL E DEVEM ESTAR PREVISTOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, LOA, DO ANO QUE VEM. O ORÇAMENTO DE 2019 AINDA ESTÁ EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO. O SALÁRIO DOS PARLAMENTARES DEVERÃO SER REAJUSTADOS AINDA ESTE ANO PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA, QUE COMEÇA EM FEVEREIRO. A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM: A AJUDA DE CUSTOS COMEÇOU A SER PAGA EM 2013 POR MEIO DE DECRETO LEGISLATIVO PROMULGADO PELO ENTÃO PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, RENAN CALHEIROS DO MDB-AL, UM DOS QUE SERÁ BENEFICIADO PELO PAGAMENTO “TRIPLO” EM JANEIRO. NA ÉPOCA A MEDIDA FOI UMA FORMA DE ACABAR COM O 14º E O 15º SALÁRIOS PAGOS AOS CONGRESSISTAS TODOS OS ANOS. OS DOIS PAGAMENTOS EXTRAS QUE OS PARLAMENTARES RECEBIAM SÓ CAÍRAM APÓS PRESSÃO POPULAR. “ISSO SIGNIFICA QUE O CONGRESSO VIVE UM NOVO MOMENTO E ESTÁ NO RUMO DA AUSTERIDADE E DA TRANSPARÊNCIA. ESTÁ OBJETIVANDO FAZER MAIS COM MENOS, QUE É O PROPÓSITO TAMBÉM DA SOCIEDADE", DISSE RENAN NO DIA DA PROMULGAÇÃO, EM 2013. O SENADOR ARTICULA NOS BASTIDORES SUA VOLTA À PRESIDÊNCIA DO SENADO EM FEVEREIRO. O BENEFÍCIO TAMBÉM VALE PARA OS DEPUTADOS. NA ÉPOCA DA CRIAÇÃO DA AJUDA DE CUSTO, A CÂMARA ERA PRESIDIDA PELO ENTÃO DEPUTADO HENRIQUE ALVES DO MDB-RN. O EX-PRESIDENTE DA CÂMARA CHEGOU A SER PRESO EM JUNHO DE 2017, E HOJE RESPONDE EM LIBERDADE A PROCESSO POR CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO NA CONSTRUÇÃO DA ARENA DUNAS. O CONGRESSO EM FOCO QUESTIONOU A CÂMARA SOBRE QUANTOS DEPUTADOS DEVEM RECEBER A AJUDA DE CUSTO E QUANTO SERÁ GASTO. A CASA RESPONDEU EM NOTA: “OS CÁLCULOS REFERENTES A ESTE TIPO DE DESPESA AINDA NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS, TENDO EM VISTA A POSSIBILIDADE DE OCORRER MOVIMENTAÇÃO PARLAMENTAR ATÉ O FIM DA ATUAL LEGISLATURA. ALÉM DISSO, A INSTITUIÇÃO ESTÁ REAVALIANDO OS CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DESTE BENEFÍCIO, A FIM DE TORNÁ-LOS MAIS CLAROS E RESTRITIVOS.” REELEITOS ABDICAM DE RECEBER: ENTRE OS OITO SENADORES REELEITOS, RANDOLFE E EDUARDO BRAGA INFORMARAM AO CONGRESSO EM FOCO QUE VÃO ABDICAR DE RECEBER O BENEFÍCIO. O SENADOR DO AMAPÁ FOI O PRIMEIRO A TOMAR A DECISÃO E JÁ ENVIOU OFÍCIO AO SENADO FORMALIZANDO A DISPENSA. “UMA FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO! SE OS PARLAMENTARES REELEITOS NÃO VÃO FAZER ‘MUDANÇA’ ALGUMA, NÃO PRECISAM E NEM DEVEM RECEBER UM CENTAVO SEQUER. JÁ COMUNIQUEI À PRESIDÊNCIA DO SENADO QUE NÃO PARTICIPAREI DESSE SAQUE AOS COFRES PÚBLICOS”, DISSE RANDOLFE EM NOTA. JÁ EDUARDO BRAGA DISSE QUE, COMO FOI REELEITO E JÁ TEM RESIDÊNCIA EM BRASÍLIA, NÃO TEM NECESSIDADE DE RECEBER A REFERIDA VERBA. “SE PAGAREM, VOU DEVOLVER O DINHEIRO“, AFIRMOU. DENTRO DA LEI: O SENADOR REELEITO HUMBERTO COSTA DISSE QUE “O BENEFÍCIO PREVISTO EM DISPOSITIVO LEGAL É UMA QUESTÃO QUE DEVE SER TRATADA, COMO MANDA A LEI, SOB A BASE DO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE PARA QUE TENHA APLICAÇÃO GERAL SOBRE OS MEMBROS DO SENADO FEDERAL” E QUE, POR ISSO, “DISCUTIRÁ O TEMA DE FORMA INSTITUCIONAL DENTRO DA CASA.” PETECÃO DO PSD-AC, TAMBÉM DISSE QUE NÃO VAI DISPENSAR A VERBA INDENIZATÓRIA PORQUE EM SEU ESTADO, O ACRE, “NÃO TEM MUITA ESTRUTURA”. O CONGRESSISTA DISSE AINDA QUE EM SUA CONCEPÇÃO NÃO ESTÁ COMETENDO NENHUM TIPO DE CRIME PELO FATO DE A VERBA ESTAR DENTRO DO REGIMENTO. “SE A MESA DIRETORA CORTAR PARA TODOS, AÍ TUDO BEM”, AFIRMOU. O CONGRESSO EM FOCO ENTROU EM CONTATO COM OS SENADORES RENAN CALHEIROS, CIRO NOGUEIRA, JADER BARBALHO E PAULO PAIM PARA SABER A POSIÇÃO DELES EM RELAÇÃO AO BENEFÍCIO DELES. MAS NENHUM DELES RESPONDEU ATÉ AGORA. O ESPAÇO ESTÁ ABERTO CASO OS SENADORES DESEJEM SE MANIFESTAR. -> CADA DEPUTADO CUSTA MAIS DE R$ 2 MILHÕES POR ANO AOS COFRES PÚBLICOS. ->NOSSA OPINIÃO: É CHEGADA A HORA DE O NOSSO POVO HUMILDE, ANALFABETO, IGNORANTE E SEM QUALQUER PREPARO CULTURAL CÍVICO, INICIAR UM MOVIMENTO PARA EXTRAIR DO MEIO POLÍTICO ESTES MERCENÁRIOS HIPÓCRITAS QUE TERMINAM POR SE ELEGER PARA CARGOS PÚBLICOS VISANDO EXCLUSIVAMENTE AUFERIR ALTOS LUCROS FINANCEIROS SEM SE PREOCUPAREM COM O BEM RESERVADO ÀS CAMADAS MAIS POBRES DE NOSSA POPULAÇÃO ESQUECIDA E ABANDONADA À PRÓPRIA SORTE NOS MAIS VARIADOS RINCÕES DESTA TERRA EXPLORADA POR UMA CLEPTOCRACIA DESVAIRADA E COMPROMETIDA COM O BANDITISMO INTERNACIONAL.

GÉSNER LAS CASAS RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 28/11/2018

Código do texto: T6514128

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 28/11/2018
Reeditado em 28/11/2018
Código do texto: T6514128
Classificação de conteúdo: seguro