"UM AMIGO AVISADO POR OUTRO DE ERA TRAÍDO por SUA AMADA, RESPONDEU-LHES QUE PREFERIA COMER UM BOLO GOSTOSO EM CINCO QUE UM UM PRATO DE MERDA SOZINHO" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA =

"UM AMIGO AVISADO POR OUTRO DE ERA TRAÍDO por SUA AMADA, RESPONDEU-LHES QUE PREFERIA COMER UM BOLO GOSTOSO EM CINCO QUE UM UM PRATO DE MERDA SOZINHO"

{TUDO ISTO PODE SER A HISTÓRIA DE UM CORNO MANSO ou DE GENTE BANDIDA CORRUPTA e DESALMADA}

por GÉSNER LAS CASAS

= RETALHOS D'ALMA =

"O PT DIVIDIU O PODER PARA PODER COMER PARTE DO BOLO ENTRE OS DEMAIS FACÍNORAS DE SUA CORJA TOTALITÁRIO ESQUERDISTA CORRUPTA" ESTE RELATO CITA FONTES CONFIÁVEIS E, INDEPENDENTES, MAS, QUE NÃO COBREM TODO O CONTEÚDO, O QUE COMPROMETE A VERIFICABILIDADE, DESDE JUNHO DE 2016. ESTADO ASSOCIADO AO REINO EM COLÔNIA SOB O DOMÍNIO DO IMPÉRIO E A HEGEMONIA DO ESTADO REGIONAL E, DO ESTADO TRIBUTÁRIO AO ESTADO UNITÁRIO PROTETORADO EM ESTADO TAMPÃO AO ESTADO VASSALO E DO ESTADO SATÉLITE ESTADO FANTOCHE TALASSOCRACIA. FONTES DE PODER: DEMOCRACIA O PODER DE MUITOS - REPRESENTATIVA LIBERAL DELEGADA DIRETA DEMARQUIA SOCIAL ATENIENSE CELULAR MILITAR ILIBERAL TOTALITÁRIA = SEMI GUIADA MULTIPARTIDÁRIA SEPARAÇÃO DE PODERES FUSÃO DE PODERES SISTEMA DE WESTMINSTER IMPÉRIO DA LEI OUTROS: OLIGARQUIA PODER DE POUCOS = ARISTOCRACIA JUNTA MILITAR CLEPTOCRACIA = NOOCRACIA = ESTRATOCRACIA PLUTOCRACIA = CORPORATOCRACIA = GENIOCRACIA TIMOCRACIA = TEOCRACIA = CRITARQUIA = PARTIDOCRACIA MERITOCRACIA = TECNOCRACIA BIPARTIDARISMO = AUTOCRACIA = DESPOTISMO DITADURA CIVIL MILITAR SEMI-AUTORITARISMO UNIPARTIDARISMO SISTEMA DE PARTIDO DOMINANTE. IDEOLOGIAS SÓCIO-POLÍTICAS: MONARQUIA ABSOLUTISTA CONSTITUCIONAL/PARLAMENTARISTA FEDERAL ELETIVA DIARQUIA REPÚBLICA COROADA FEDERAL CONSTITUCIONAL DEMOCRÁTICA SOCIALISTA DIRETORIAL LEGALISTA PARLAMENTARISTA SEMIPRESIDENCIALISTA PRESIDENCIALISTA. PORTAL DA POLÍTICA GOVERNAMENTAL MUNDIAL = <NA CIÊNCIA POLÍTICA, OLIGARQUIA, "OLIGARKHÍA" DO GREGO &#927;&#923;&#921;&#915;&#913;&#929;&#935;&#906;&#913;,[1] LITERALMENTE, "GOVERNO DE POUCOS", É A FORMA DE GOVERNO EM QUE O PODER POLÍTICO ESTÁ CONCENTRADO NUM PEQUENO NÚMERO PERTENCENTE A UMA MESMA FAMÍLIA, UM MESMO PARTIDO POLÍTICO OU GRUPO ECONÔMICO OU CORPORAÇÃO. A OLIGARQUIA É CARACTERIZADA POR PEQUENO GRUPO DE INTERESSE OU LOBBY QUE CONTROLA AS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS EM BENEFÍCIO DE INTERESSES PRÓPRIOS. O TERMO É TAMBÉM APLICADO A GRUPOS SOCIAIS QUE MONOPOLIZAM O MERCADO ECONÔMICO, POLÍTICO E CULTURAL DE UM PAÍS, MESMO SENDO A DEMOCRACIA O SISTEMA POLÍTICO VIGENTE. EM SUA CONFIGURAÇÃO ORIGINAL, A PALAVRA OLIGARQUIA INDICA O “GOVERNO”, ARCHEIN, “DE POUCOS”, OLIGOS. CONTUDO, O PENSAMENTO POLÍTICO LIGADO À OLIGARQUIA NÃO ESTEVE RIGIDAMENTE SUBMETIDO A ESSA ÚNICA FORMA DE COMPREENSÃO. APESAR DESSA ACEPÇÃO, O TERMO OLIGARQUIA PODE SER MUITO BEM EMPREGADO EM OUTRAS SITUAÇÕES POLÍTICAS. QUANDO OBSERVAMOS, POR EXEMPLO, QUE UM MESMO PARTIDO POLÍTICO OCUPA OS MAIS ALTOS ESCALÕES DE UM GOVERNO, PODEMOS IDENTIFICAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA OLIGARQUIA. EM GERAL, A PRESENÇA DAS PRÁTICAS OLIGÁRQUICAS IMPEDE QUE AMPLAS PARCELAS DA POPULAÇÃO PARTICIPEM DO DEBATE POLÍTICO. DESSA FORMA, PODEMOS VER QUE A OLIGARQUIA DIVERGE DO ATUAL SENTIDO DEDICADO À DEMOCRACIA. NA GRÉCIA ANTIGA, A EXPRESSÃO OLIGARQUIA ERA NEGATIVAMENTE EMPREGADA PARA SE FAZER REFERÊNCIA A TODO O REGIME QUE FOSSE COMANDADO POR PESSOAS COM ALTO PODER AQUISITIVO. DESTA FORMA, OS GOVERNOS OLIGÁRQUICOS FORAM CONFUNDIDOS COM O GOVERNO DAS ELITES ECONÔMICAS. HISTÓRIA: AO LONGO DA HISTÓRIA, ALGUMAS OLIGARQUIAS FORAM TIRÂNICAS, SUSTENTADAS NA SERVIDÃO PÚBLICA, EMBORA OUTRAS TENHAM SIDO RELATIVAMENTE BENIGNAS. OS ESCRITORES POLÍTICOS DA GRÉCIA ANTIGA EMPREGARAM O TERMO PARA DESIGNAR A FORMA DEGENERADA E NEGATIVA DE ARISTOCRACIA, LITERALMENTE, "GOVERNO DOS MELHORES". ARISTÓTELES FOI O PRIMEIRO A USAR ESTA PALAVRA COMO SINÓNIMO DO GOVERNO PELOS RICOS, EMBORA O TERMO EXATO NESTE CASO SEJA PLUTOCRACIA. NA OLIGARQUIA NEM SEMPRE É A RIQUEZA QUE GOVERNA: OS OLIGARCAS PODEM SER QUALQUER GRUPO PRIVILEGIADO, QUE NÃO PRECISA ESTAR CONECTADO POR LAÇOS DE SANGUE COMO NUMA MONARQUIA. ALGUMAS CIDADES-ESTADOS DA GRÉCIA ANTIGA FORAM OLIGARQUIAS. NA HISTÓRIA DO BRASIL, O TERMO OLIGARQUIA É COSTUMEIRAMENTE EMPREGADO PARA SE FAZER MENÇÃO ÀS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SEU REGIME REPUBLICANO. EM TAL PERÍODO, COMPREENDIDO ENTRE 1894 E 1930, OS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA UTILIZAVAM DE SUA INFLUÊNCIA POLÍTICA E ECONÔMICA PARA DETERMINAR OS DESTINOS DA NAÇÃO. APESAR DA PRESENÇA DE UM SISTEMA REPRESENTATIVO, A TROCA DE FAVORES, A CORRUPÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL E OUTROS MÉTODOS COERCITIVOS IMPEDIAM A ASCENSÃO DE OUTROS GRUPOS POLÍTICOS. MESMO VIVENDO EM UM SISTEMA DEMOCRÁTICO, É POSSÍVEL NOTAR QUE ALGUMAS PRÁTICAS OLIGÁRQUICAS AINDA PODEM SER DETECTADAS. MUITAS VEZES, AS AÇÕES ADMINISTRATIVAS DE UM REPRESENTANTE POLÍTICO SE MOSTRAM VINCULADAS AO BENEFÍCIO DE UMA PARCELA REDUZIDA DA POPULAÇÃO. DESSA FORMA, OUTRAS PARCELAS DA POPULAÇÃO ACABAM POR EXPERIMENTAR AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO. AS OLIGARQUIAS SÃO GRUPOS SOCIAIS FORMADOS POR AQUELES QUE DETÊM O DOMÍNIO DA CULTURA, DA POLÍTICA E DA ECONOMIA DE UM PAÍS, E QUE EXERCEM ESSE DOMÍNIO NO ATENDIMENTO DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES E EM DETRIMENTO DAS NECESSIDADES DAS MASSAS POPULARES; NUM PAÍS PÓS-COLONIAL, COMO O BRASIL, OS INTERESSES OLIGÁRQUICOS ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS AOS INTERESSES DO IMPERIALISMO, O DOMÍNIO DE UM PAÍS PARA O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES, TAMBÉM OLIGÁRQUICAS, DE UM OUTRO PAÍS, ESTE DOMINANTE; O IMPERIALISMO, POR SUA VEZ, PARTICIPA DIRETAMENTE DA SUSTENTAÇÃO DAQUELES GRUPOS SOCIAIS OLIGÁRQUICOS NO DOMÍNIO DO ‘SEU’ PAÍS: OS OLIGARCAS DE UM PAÍS DOMINADO SÃO, PORTANTO, ‘SUBDOMINANTES’. OLIGARQUIAS SÃO GRUPOS FECHADOS E PEQUENOS QUE DETÊM O CONTROLE DO PODER, GERALMENTE FORMADAS POR FAMILIARES DE GRANDES PROPRIETÁRIOS. ATUALMENTE, OS ESTADOS UNIDOS SÃO CONSIDERADOS COMO UM PAÍS OLIGÁRQUICO E DESDE O COLAPSO DA UNIÃO SOVIÉTICA EM DEZEMBRO DE 1991, EMPRESAS MULTINACIONAIS DE CAPITAL FECHADO NA RÚSSIA, INCLUINDO PRODUTORES DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E METAL, LEVARAM À ASCENSÃO DE OLIGARCAS RUSSOS, SEGUNDO ALGUNS ANALISTAS. NO BRASIL, AS OLIGARQUIAS AGRÁRIAS JÁ DESFRUTAVAM DE PODER ECONÔMICO. -> FOI COMO DIZER QUE PREFERE COMER UM BOLO DE RIQUEZAS ENTRE MUITOS PARCEIROS DO QUE UM PUNHADO DE MERDA SOZINHO. COM ESTA GANÂNCIA DESPROPORCIONAL PETISTA, A NOSSA TERRA SE TRANSFORMOU EM UM PASTO DEVASTADO ONDE OS ABUTRES VORAZES EXTERMINARAM NOSSAS ALEGRIAS E ACABARAM COM VIDAS PRECIOSAS DE GENTE INOCENTES E LABORIOSA COM SONHOS PROMISSORES E FUTURO MARAVILHOSO.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO,

COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 25/11/2018

Código do texto: T6511781

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 25/11/2018
Reeditado em 25/11/2018
Código do texto: T6511781
Classificação de conteúdo: seguro