BUSCA PELA FELICIDADE

O que é felicidade? Aquilo que cada um sente (escolhe)? Um sentimento coletivo? É medido pelo "TER" ou pelo "SER"? A lista de respostas e/ou perguntas reflexivas é vasta e talvez seja exatamente este o problema, há muitas variáveis.

Partindo da premissa de que é sentimento, é individual, portanto ser feliz pode estar relacionado às escolhas de cada pessoa, mas existem muitos fatores que alteram nosso "estado de espírito", pois vivemos em sociedade, e esta, por sua vez, influencia muito o indivíduo positiva e negativamente.

Então, a felicidade pode ser também coletiva, podemos ser ou estar felizes coletivamente, porém há complicações, como as mídias (todas), que nos influenciam constantemente a consumir bens e serviços em prol de um exibicionismo social, que gera competições de 'status' e, ao mesmo tempo nos vendem uma falsa ideia de aceitação social.

Assim sendo, "TER" e "SER" são ora conflitantes, ora uma simbiose, pois para ser feliz é necessária a abundância financeira para possuir muitos bens, viajar o mundo, ter muitos amigos, trabalhar muito e fazer muitas festas, e é claro, relatar tudo nas mídias sociais, mas se analisarmos bem, o que mais se vê é infelicidade e angústia por não preencher todos esses requisitos.

Finalmente, considero que a felicidade deve sim, ser uma escolha individual, uma busca pela realização pessoal, ou seja, ser feliz e grato pelo que tem e lutar por aquilo que quer ter, quando se é feliz a opinião alheia não te afeta, você pode buscar todos os "itens" da felicidade pessoal, sem ansiedade, com ética e respeito aos outros. Quando se é feliz, contamina-se o coletivo ao seu redor com sua luz.

==========================================

Rodrigo EL CID
Enviado por Rodrigo EL CID em 18/11/2018
Reeditado em 11/01/2019
Código do texto: T6505270
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.