A ESCOLA DE ONTEM E A DE HOJE: HAJA DIFERENÇA

00.335

Sábado, 3 de Novembro de 2018

É quase que automático que pessoas que já estejam na terceira idade, lembrem-se de seus tempos de primário e ginásio, e até os compare com esses tempos em que vivemos.

As diferenças são profundas e imensas, a começar pelo uso do uniforme, que hoje em dia parece não ser tão primordial como era antes. E se o aluno em décadas passadas não estivesse composto adequadamente com o seu uniforme, não assistiria as aulas. Sequer entraria na escola.

No entanto, atualmente já não se tem essa mesma preocupação com esse pormenor, principalmente nas escolas públicas, onde só se vê igualdade nas camisas/blusas, que os alunos usam iguais. Os calçados são dos mais variados e até pode-se observar alunos de sandálias de dedo. Bem como calças e bermudas de várias cores.

Quando estudei o primário, a coisa era séria e dura. As regras tinham que ser observadas de forma absoluta. É claro que os alunos faziam bagunça também, mas não dentro desse padrão que se vê hoje, onde destroem as instalações dos estabelecimentos, bem como agridem professores e colegas, de forma até sanguinária.

Era comum as escolas públicas possuírem consultório dentário. Havia também as brincadeiras dos alunos nos pátios. E existiam refeitórios onde eram servidas as famosas merendas. Lembro-me dos mingaus. Eram vários. E a famosa carne moída com macarrão. Mas isso ainda existe nesses tempos atuais, também.

Penso que as diferenças que existem hoje em relação ao passado são que os professores não exigem dos alunos da forma como era exigida antes. A própria sociedade mudou esse tipo de atitude. Daí ver-se os revertérios que se vê quase que diariamente mostrada na imprensa.

Mas a escola, todos sabem, é como se fosse a continuidade de nossas casas. Infelizmente isto está só para a teoria do que para a prática nesses nossos tempos. E é um fato muito triste de se observar e constatar.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/11/2018
Código do texto: T6495293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.