Dissertação Argumentativa - Tema: A família contemporânea e sua representaçao no Brasil

Antigamente o modelo familiar era muito regrado ao ponto de possuir um padrão que era: homem, mulher e filhos. Este vem sofrendo alterações ao longo do tempo e por conta disso gera preconceitos.

O sociólogo Zygmunt Bauman estabeleceu o conceito de sociedade líquida, portanto sem estabilidade.Levando essa afirmação para o ramo familiar, a família contemporânea não é mais sólida, uma vez que não possui mais a mesma durabilidade e nem o mesmo padrão. Tal mudança gera uma infinita diversidade familiar.

Lidar com esta diversidade é uma nova experiência para a sociedade que ainda possui referências no modelo tradicional de família. Tanto que o estatuto da família só a reconhece na união entre homem e mulher, descartando qualquer outra possibilidade.

A fim de que este cenário modifique-se é dever do Estado reavaliar o modelo familiar imposto e modificá-lo no Estatuto da família, que é um órgão público e que poderá propagar e garantir o direito a todos. No âmbito escolar a contribuição pode ocorrer por meio de palestras, mostrando a diversidade do modelo familiar para as crianças , para que já em sua primeira infância tenham consciência do modelo diversificado de família evitando a formação do preconceito.

O modelo familiar vem passando por mudanças, mas o respeito e consideração devem permanecer o mesmo.

Giovanna Tochizawa - aluna da 3ª série D

Escritores Escola Suely (Colonial)
Enviado por Escritores Escola Suely (Colonial) em 30/10/2018
Código do texto: T6490119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.