BAGUNCEIROS DE ONTEM E DE HOJE. QUANTA DIFERENÇA.

00.267

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018

Não sei se é comum às pessoas não conseguirem lembrar-se de todo o período de infância e até mesmo adolescência. Penso ser isso natural porque não consigo lembrar-me desses períodos completos na minha própria vida. Apenas alguns relances me ficaram gravados.

Lembro parcialmente do meu primeiro e segundo anos de primário. Nomes de colegas e das professoras. Também pouca coisa do terceiro ano, bem como do quarto ou quinto deles. E nesse último, recordo-me que fui parar na pior turma da escola. A bagunça rolava solta, e nem lembro quem era a professora.

Então, havia um colega que sentava-se ao meu lado, cuja única movimentação que fazia era ficar desenhando os personagens dos livros de história. E lembro perfeitamente que ele uma vez desenhou D. João VI. O garoto era craque no desenho. E se aproveitou tal verve, deve ter tido uma vida já garantida na idade adulta.

Mas nessa turma bagunceira ao extremo, lembro também de uma outra brincadeira que alguns alunos faziam. Costumavam mastigar papel, e um tempo depois os tiravam da boca, fazendo bolotas com eles, e atirando-as em direção ao teto, onde grudavam e ficavam por lá. Era a coisa mais engraçada que se podia observar.

Sem querer considerar-me um santinho, não costumava participar das bagunças pesadas. Porque lá em casa o pau comia solto no meu lombo, se alguma reclamação de professor batesse lá. Minha mãe era de uma severidade extrema, e colocava seu dedo em riste ao meu rosto, dizendo que eu tivesse "vergonha na cara". Daí que o respeito tinha que ser observado, querendo ou não.

E até mesmo os bagunceiros daquela época não passavam nem perto dos bagunceiros da atualidade. Primeiro que os professores eram muito diferentes dos atuais. Se faziam respeitar. Segundo, que a estrutura moral que havia naquele tempo já não existe mais, também, onde os próprios pais exigiam dos professores rigor pleno e total com seus filhos.

Dessa forma é que vive-se a reclamar de tudo e de todos hoje em dia, mas não se observa essas mudanças morais que se deram dos tempos idos para os de hoje. E assim é que vemos os pais e também os professores serem agredidos e até assassinados pela garotada desses dias atuais. Um horror!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/10/2018
Código do texto: T6484691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.