A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIAS SÃO O PERÍODO MAIS FELIZ DE NOSSAS VIDAS

Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

É público e notório que a infância e a adolescência são os melhores tempos da vida das pessoas. São tempos onde as cobranças são mínimas, a principal delas é a obrigação de estudar e passar de ano, sem repetências, sequer. Mesmo assim muitos acham isso uma super cobrança. Isto porque nem imaginam como e quanto serão cobrados ao atingirem a idade adulta.

Na minha infância e adolescência tudo era bem e muito diferente do que é hoje, porque muitos de nós, logo cedo tínhamos que trabalhar para ajudar aos pais no sustento do lar. E isso era comum em décadas passadas. E eu, com quinze para dezesseis anos, tive que ir estudar à noite e trabalhar de dia, para concorrer com os custos da família.

Mas já com treze para quatorze anos já me defendia. Oriundo de família e pais muito humildes, sem condição de gastos fora daquilo que seria e era o básico, já fazia meus carretos na feira do bairro. E com o dinheiro cheguei a completar o pagamento da mensalidade escolar, bem como adquiria coisas que precisava.

Hoje em dia criaram obstáculos para que até os adolescentes não possam trabalhar. Mesmo os de famílias muito pobres, o que é um tremendo de um absurdo. O trabalho, já disseram, "só engrandece a pessoa". E desde que não seja num método explorativo, um garoto de quatorze ou quinze anos pode, sim, trabalhar. Era assim em tempos passados e os que assim agiram, hoje são pessoas conscientes e responsáveis na vida.

Mas hoje está tudo muito diferente. O engraçado é que o custo de uma família é muito maior do que era naqueles tempos, porque os aparatos tecnológicos que possuímos, geram despesas além da conta. E muitos dos pais atuais nem possuem plena capacidade de absorção de tantos custos.

Sem querer criar polêmica, penso que um dos fatores da violência que anda por aí, talvez este seja um deles, porque qualquer criança ou jovem quer ter tudo o que há de novidade nessa vida. E não tendo condições financeiras para adquiri-las, buscarão subterfúgios para tal.

A infância e a adolescência não podem sofrer mudanças. Há que se possuir, sim, a leveza e a infantilidade nesse período de vida. Hoje estão cobrando desses pequenos, coisas que eles não deveriam ser cobrados. E esse é um outro assunto de muita gravidade, que tem que ser resolvido por aqueles que possuem tal incumbências. E urgente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 23/10/2018
Código do texto: T6483758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.