Os desafios da igualdade de gênero no Brasil

Desde os primórdios da construção da sociedade, a mulher foi considerada o "Sexo frágil" ficando restrita ao ambiente doméstico e familiar. Com o tempo a mulher foi conquistando seu espaço no mercado de trabalho mas ainda assim essa taxa é muito inferior se comparada aos homens e isso por inúmeros motivos.

Embora tenham avançado e conquistado contingências de progresso, a perspectiva de mulheres no mercado de trabalho ainda estão longe da dos homens. No Brasil essa diferença pode ser explicada pela histórica cultura machista, que ainda hoje existe no nosso país, claro que muito mais enfraquecida mas ainda versado, principalmente entre as camadas mais primitivas.

Outros fatores agravantes dessa busca pela igualdade que podemos citar é o trabalho familiar não remunerado onde as brasileiras são maioria, quiçá por herança também do machismo arcaico, e também a diferença salarial de homens e mulheres exercendo a mesma profissão.

A diversidade é nosso legado e nosso futuro, o combate à desigualdade de gênero deve vir das forças governamentais, principalmente, com efetivos projetos que possibilitem essa conformidade. Sendo assim desde haja essa parceria entre governo e comunidade, será possível diminuir os desafios da igualdade de gênero e proporcionar uma sociedade mais justa.