DIVERSIDADE DOS TORCEDORES BRASILEIROS
O atual cenário do futebol nacional apresenta uma contração da preferência dos brasileiros aos clubes locais em detrimento a popularidade das agremiações europeias, perante a explicita precariedade estrutural, presença dos principais jogadores em outras praças e, além disso, intensa veiculação das ligas estrangeiras.
Apesar do Brasil ter sediado recentemente o principal evento do esporte – a Copa do Mundo – observa-se problemas substanciais relacionados a legalidade das atividades administrativas e econômicas, ademais, da falta de investimento em modernização. Nas regiões Norte e Centro-Oeste é praticado o amadorismo em seus respectivos torneios, contribuindo para o crescente esvaziamento dos malconservados estádios.
Outrossim, sucessivamente o Brasil lidera o ranking entre nações referente ao número de atletas exportados, não havendo uma identificação popular com os mesmos, haja vista do abrangente desconhecimento dos convocados para a copa de 2018 em serviço à seleção, pois, apenas 13% atuam em seu próprio território.
Em paralelo, a difusão de diversas plataformas digitais, tais como jogos eletrônicos, jornais e revistas, redes sociais e televisão, proporcionaram um maior conhecimento do futebol europeu, que por sua vez, exerce aplicações em excelência e inovação na divulgação da marca, atraindo torcedores consonantes a seu perfil.
Conforme essa conjuntura, identifica-se a deterioração dessa prática esportiva no país. Não obstante, políticas empregadas pelo órgão responsável, a Confederação Brasileira de Futebol, voltadas na participação das capitais estaduais como palco dos jogos do campeonato nacional, conduzirá a retomada do sentimento patriota e despertará interesse ao público em geral.