População Brasileira e a expectativa de vida

O Brasil está deixando de ser um país jovem, atualmente a população brasileira está passando por um rápido processo de envelhecimento populacional devido a considerável redução da taxa de fecundidade, e o prolongamento da expectativa de vida.

A priori, deve-se salientar que na década de 60 a média de filhos por mulher eram de 6, em 2010 essa média caiu para 2, uma redução de quase 70%, segundo dados do IBGE. Dentre os efeitos dessa redução pode-se dizer o alto custo de vida que os brasileiros hoje convivem, o que faz com que as famílias diminuam o número de filhos, visando uma melhor qualidade de vida incluindo gastos com saúde e educação.

Embora a taxa fecundidade baixa traga problemas futuros para as estatísticas da PEA,(população economicamente ativa) o aumento da expectativa de vida do brasileiro é uma fator a se comemorar, uma vez que essa circunstância demonstra êxito nos ofícios básicos para a conservação da vida, como a alimentação e saúde.

Levando em consideração os aspectos inversamente proporcionais da taxa de fecundidade e a expectativa de vida brasileira, constata-se que o governo precisa investir na redução do custo de vida, resultando numa crescente na taxa de fecundidade para que futuramente não apresente maiores problemas com sistema previdenciário do país.