Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Nós criamos algo?

No que se refere a realizações humanas, "criação" é um apelido carinhoso que damos a cópias enfeitadas.
Para exemplificar, observe robôs incríveis e perceberá que muitos são incríveis exatamente por serem cópias aprimoradas de humanos, e o aprimoramento é o acréscimo de outros elementos da natureza.
Originalidade, para nós, é repetição maquiada. Não conseguimos ser originais porque não sabemos criar a partir do nada. Sempre usamos referências.
As nossas imaginações mais absurdas são misturas de elementos que reconhecemos como reais. Nem na loucura conseguimos tirar totalmente os pés do chão.
Filmes de ficção não mostram coisas novas. Um Super-homem é a apresentação de um homem com força exacerbada. O extraordinário é a soma de coisas comuns.
Nesse ponto reside uma diferença absoluta entre Deus e as pessoas: Deus é o único autor independente de referências, capaz de criar quando ainda não há nada. É o dono da originalidade e produtor da magnificência.
Quando Paulo afirma que foi ao terceiro céu e ouviu coisas indescritíveis, é exatamente essa falta de capacidade de descrição que nos revela a grandiosidade da experiência. Se fosse descritível, talvez seria simples como o que já conhecemos.
Yago Valentim
Enviado por Yago Valentim em 27/12/2017
Código do texto: T6210105
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Yago Valentim
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 23 anos
57 textos (1529 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/19 19:48)
Yago Valentim