Caminhos para combate da obesidade no Brasil

Desde a antiguidade clássica a idade moderna, sempre houveram reis gordos e soberbos por ostentarem enormes barrigas, isso a certa altura era demonstração de poder, más no mundo atual as coisas não são bem assim. Com o extraordinário avanço da medicina, sabe-se que a obesidade é um fator de risco para saúde, gerando uma serie de complicações e prejudicando a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sentido o grande numero de restaurantes ``fast-foods´´ também contribuem para o aumento dos níveis de obesidade da população. Em um mundo tão dinâmico, parar para se alimentar é quase impossível, – não há tempo - e é dessa oportunidade que as companhias se aproveitam. Entretanto esse não é um acontecimento local, devido à globalização potencializada no Sec.21, houve uma homogeneização das praticas de consumo nos países ditos globalizados.

Além disso o alto custo na produção de alimentos de melhor qualidade, ou seja, alimentos cultivados sem o abuso de agrotóxicos; alimentos que não sejam produzidos a base de hormônios; ou que não estejam repletos de produtos químicos para conservação, dificultam a inserção desta cultura de consumo mais saudável na sociedade

Sendo assim torna-se indispensável que medidas sejam tomadas para resolução deste problema. A principio todas as escolas, publicas e particulares, devem melhorar a qualidade de suas refeições, substituindo alguns alimentos por opções mais saudáveis; e indo de encontro a isso o estado deve vincular campanhas de incentivo ao consumo desses alimentos, e também criar incentivos fiscais para empresas ligadas a esse ramo alimentício.

Carmem Treze
Enviado por Carmem Treze em 31/10/2017
Reeditado em 21/01/2021
Código do texto: T6158763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.