A gravidez na adolescência e os casamentos prematuros
Nos últimos tempos casos de adolescentes com idades compreendidas entre 12 a 17 anos que ficam gravidas têm sido motivo de preocupação na sociedade moçambicana.
• GRAVIDEZ NA ESCOLA
Uma das situações também muito preocupante é o caso de alunas que ficam grávidas nas escolas, em várias escola anualmente há registo desses casos, por motivo de presevar a honra das escolas não vou aqui citar os nomes das mesmas, por exemplo na “escola 1” tive conhecimento de dois casos no ano passado contra 6 registados ano passado na “escola 2” e neste ano (2015) nesta última escola (“escola 2”) houve registo de 2 dois casos. Portanto, são estas situações que por sinal tendem a aumentar nos últimos tempos.
Raparigas estas que se destrói o seu futuro, que são mães-criança que futuro elas terão? Sem falar dos próprios filhos! São situações que deveriam não acontecer, muito menos falar-se disso mas o que fazer? É a nossa realidade infelizmente!!!. São vários os factores que concorrem para estes casos cujos as principais são:
• as relações sexuais desprotegidas;
Sendo outros:
• A falta de uso de métodos anticonceptivos (ex: Pílula, DIU, etc.)
• O analfabetismo e a falta de informações.
• OS CASAMENTOS PREMATUROS
Este é o outro factor que tem sido muito falado pelos orgãos de comunicação social, é o caso dos casamentos prematuros que tem ganhado contornos alarmantes hoje em dia. Crianças menores de 18 anos casam-se, um dos principais factores que concorre para estes casos são:
• As más condições de sobrevivência que levam muitas raparigas a irem para o lar a procura de mínimas condições de vida.
• Por exemplo: Uma rapariga que a família é pobre tendo dificuldades extremas, é obrigada a ir ao lar a fim de a família obter algum benefício como o caso de valores monetários no caso do lobolo.
Nas zonas rurais é onde se registam mais casos deste género, a falta de informações, o analfabetismo e o não uso de métodos anticonceptivos são apontados como as maiores causas da gravidez na adolescência nas zonas rurais. É de salientar que a província de Gaza é onde há registo de muitos casos em Moçambique.
• O GOVERNO NA LUTA CONTRA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E OS CASAMENTOS PREMATUROS
O Governo de Moçambique e não só tem feito debates com o principal tema:
“CASAR SÓ COM OS 18 ANOS”
que tem por objectivo consciêncializar os adolescentes e não só, que o casamento deve ser feito com ou depois dos 18 anos, considerando-se esta idade, uma idade adulta em que a pessoa já tem direito de cuidar da sua vida, uma idade em a pessoa já é responsável pelos seus actos.