Qual é o papel do rádio na mídia e sua evolução?

Guglielmo Marconi plateia a ideia do rádio. Pera maioria o italiano Marconi é considerado o "pai" da Radiodifusão e inventor do primeiro transmissor de ondas eletromagnéticas, em 1895,porém,o crédito da invenção deveria ser dada a Roberto Landell de Moura(Padre Landell) brasileiro faz as primeiras transmissões,

Entre os anos de 1893 e 1894 com aparelhos que ele mesmo inventou e fabricou dizia que conseguia se comunicar, sem utilizar fios, com outra pessoa a quilômetros de distância e comprovou ao fazer uma experiência de demonstração feita do alto da Avenida Paulista para o Alto de Santana, em São Paulo, numa distância de 8 quilômetros com a presença de diversas pessoas, entre elas, o Cônsul C.P. Lupton, da Inglaterra , que ficou maravilhado com o aparelho. Ou seja o padre Landell fez suas experiências pelos menos um ano antes que Marconi e assim seria o pai do rádio, porém foi Marconi que patenteou a ideia do transmissor de ondas eletromagnéticas

O rádio se desenvolve com os americanos e os ingleses.

As primeiras rádios eram AM onde as são ondulosas, mais tarde surge o FM onde as ondas são um pouco mais retas.

No Brasil o rádio surge como uma grande inovação, passando a ser conceituado rapidamente, pouco depois ele já era febre, poderíamos ouvir as rádios novelas, os festivais e as transmissões futebolísticas, fatos noticiosos e até mesmo informações sobre as guerras. As rádios novelas, por exemplo, utilizavam efeitos de sonoplastia

O rádio pode ser considerado um dos principais meios de comunicação, tamanha importância que este veiculo tem ao longo da história, trazendo informações se suam importância e mexendo com o imaginário das pessoas.

Etapas de formação da telecomunicação no Brasil e sua relação com a globalização

Começamos com o jornal, depois com o rádio, telegrafo, revista, telefone, TV em preto e branco, TV colorida, telefone fixo, telefone celular, internet, mídia digital.

Nas ultimas décadas o Brasil evoluiu e está no mesmo patamar que muitos países globalizados. Temos um bom relacionamento com eles, possuímos tecnologias inovadoras de altíssima qualidade, além de que o país está trazendo a tecnologia digital, que faz com ele não fique para trás e fiquemos antenados ao mundo e tudo o que se passa ao seu redor.

Hoje a mídia no Brasil tem ‘’ liberdade de expressão ‘’ que foi conquistada ao longo de sua história. Hoje o país pode se orgulhar da evolução em seus meios de comunicação que passam a terem não apenas empresas aqui mais em diversos lugares do mundo.

Texto escrito em 2007

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 07/07/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5303447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.