Sala de Tecer
Outro dia perguntei a um grupo de adolescentes sobre felicidade. Foi incrível perceber quão depressivos eles são. Não me considero adulta, apesar dos vinte e quatro anos iminentes, mas constrangi-me com algumas posições argumentadas por eles. Por que tanta "deprê" ?
Afastar-se, ser bobamente critico, menosprezar programas familiares e ser abusivamente chato, definem rapidamente certa parcela dos adolescentes. Transição complicada somada a escolhas decisivas, não e a toa a chatice desse povo, talvez seja por isso que prefiram os mundos particulares. Em contrapartida, também querem e pedem, clamam por aceitação, mesmo que para a conquistarem precisem negar-se a si mesmos. Exemplo disso são as ditas "tribos", em que, aglomerados de jovens se unem através de ideias, livros, musicas, moda... Opa! Eles não são tão diferentes dos outros terrestres!
A maturidade é construída a partir da experiencia. Os garotos estão se auto conhecendo, provando... ainda que nos pareça estranho, e de forma peculiar, vivendo! E o que fazer com a "deprê" ? Invente! Crie estrategias, assista aos mesmos filmes, leia os mesmos livros, disponha-se e não imponha-se! No entanto esclareça o seu lugar - pai, tio... você é autoridade! Seja parceiro, não um trouxa...
E os adolescentes do inicio? Entenderam que há beleza aqui fora! :)
Ysy F.