INFLUÊNCIA DOS EUA NA AMÉRICA LATINA
Qual carro você escolheria?
Um Chinês ou um Americano?
É claro que desde os primórdios tempos, os povos mais pobres e de menor cultura procuram imitar os povos ricos e civilizados.
É a marcha para o progresso, é o caminho da evolução através da imitação.
Assim foi na Grécia antiga, assim foi no Império Romano.
Nós, Latino-Americanos, desde o tempo do cinema mudo até à era da Cibernética, absolvemos uma gama de costumes e tecnologia dos EUA. Assim vestimos desde a calça “cowboy” até a “jeans” numa imitação perfeita da vida do americano, mostrada nas estórias holliwoodianas.
Sonhamos em áureos tempos com os “Cadilacs”, “Buicks”, “Thunder Bird” etc...
Vimos a chegada da TV em aparelhos importados dos EUA.
Vimos o Sr. Armstrong pousar na Lua numa cápsula americana.
Dançamos e cantamos o Rock, o Blues e o Jazz em nossas baladas.
Comemos o “hot-dog”, o “hamburger” e “waffle” no Mc Donald’s.
Trocamos a nossa batata frita por “chips” e até mesmo passamos a andar de “bus” em vez de ônibus.
A nossa bicicleta virou “bike”, e o “mouse” desconhecemos em nossa linguagem. E assim vamos “deletando” as palavras de nosso vocabulário.
Nossa economia flutua em função da moeda americana.
Torcemos entusiasticamente para a boa política americana, pois dela depende o nosso bem estar.
Ora, e como se não bastasse, sendo os países da América Latina, notoriamente de menor poder aquisitivo, com os povos sabidamente descendentes de culturas inferiores, nada poderia ser diferente. Sim, somos tremendamente influenciados pelos Estados Unidos.
José Mattos