Gosto de pessoas que conseguem me enxergar além do que eu pareço ser.' Carpinejar
Se quer se revelar certifique-se de que a pessoa esta preparada pra ouvir a verdade.Tem gente que prefere a imaginação. Este insight me veio após um fato muito triste que ocorreu comigo ano passado. Uma amiga muito querida que trabalhava comigo , de forma desavisada e sem nenhuma intenção de me ferir, me fez chegar a esta conclusão.
Esta minha amiga sempre me viu como uma pessoa centrada,organizada e extremamente racional. Meu trabalho exigia estas habilidades.Um dia, já cansada desta rotina, que graças a Deus não faz mais parte da minha vida, disse a ela: eu detesto exatidão, racionalidade e pensamentos cartesianos. Adoro o abstrato,coisas subjetivas.
Nunca vou esquecer aquele olhar de decepção e desapontamento. Idealizar o outro é um fenômeno muito comum.Na verdade. só enxergamos mesmo o que queremos ver. Entendi muito tarde que as pessoas nem sempre estão preparadas para encarar a verdade; elas vêem apenas o que interessa a elas.A verdade é muito difícil de ser contada, ainda que a gente queira revelá-la da forma mais detalhada possível,no há quem queira ouvir.Não existe exatidão no fluxo de comunicação , e aquilo que idealizamos é muito mais confortável de acreditar.Eu me incluo nisso. Como E.E. Cummings uma vez escreveu: "Não ser ninguém exceto você mesmo, num mundo que se esforça, dia e noite, para torná-lo igual a todo mundo é lutar a pior das batalhas, que um ser humano pode enfrentar e nunca deixar de lutar"
Confesso que hoje muitas vezes deixo rolar o que querem pensar de mim..Desfazer enganos, frustrar idealizações, desconstruir mentiras, destruir ilusões custa muito caro, e, é um trabalho cansativo. Como disse Clarice Lispector " É sempre assim que acontece - quando a gente se revela, os outros começam a nos desconhecer." Ser quem eu sou, e ainda assim ser aceita e amada, esse é o meu céu, ali que eu quero morar.
Rosangela Brunet