"Um Pouco de Historia: Á Semelhança Imperial"...

“Um pouco de Historia: Á semelhança Imperial”...

...Em 1877 com a seca no Nordeste, a tranquilidade do reino foi abalada, esta intempérie matou mais gente do que a guerra do Paraguai, exigindo enorme soma em recursos. Outro conflito, talvez menos inusitado, foi o lento desaparecimento de alguns políticos responsáveis pelo segundo Reinado. Tais como Zacarias e José de Alencar que morreram em 1877; em /80, foram Caxias e Rio Branco. Entraria em vigor uma nova geração de “políticos” que não se entusiasmavam tanto pelo regime Monárquico. Esse grupo estabeleceu e legislou durante os últimos dez anos que se seguiram.

Retrospectiva: até os anos de 1870 os motivos para as revoltas populares eram praticamente reivindicativas. A revolta dos Cabanos de 1832 almejava a volta de D.Pedro I; a de /35 buscava o fim da escravidão para os mulçumanos; 1833 os escravos demandavam liberdade e encontraram respaldo nas revoltas em Carrancas, Minas Gerais e Vassouras; em 1935 dá-se início a mais longa e mordaz revolta da Historia do Brasil a Cabanagem.

O relevante nesta abordagem é a semelhança (e não a igualdade) dos motivos e por quem foram deflagrados os motins. A Cabanagem foi levante popular de camponeses, escravos e índios tapuios, que lutavam por causas variadas. Contra os portugueses e brancos em geral, a favor da religião, de D.Pedro I, do Pará e da liberdade...

A outra revolta eclode por parte das elites que depois veio a se transformar em guerra popular de nome a Balaiada, em 1838. Os líderes desta revolta- a Balaiada- era um Maranhense, vaqueiro de nome Raimundo Gomes e o dono de 3mil escravos fugidos, de nome Cosme ou como o chamavam, d. Cosme. Os revoltantes desejavam mudanças na lei dos prefeitos e gritavam vivas a D. Pedro II e á Constituição...

Acomodadas ás elites dentro do sistema, cessam-se os conflitos internos...

Daí por diante o povo passa a se rebelar mais pelo contra do que á favor. Não reivindicavam, protestavam...

Interessante notar que no final de 1879, princípios de 1880, a ira popular se manifestou nas ruas da capital do Império, o motivo: “a aprovação de uma lei, de iniciativa do ministro da Fazenda, que aumentava em vinte réis, um vintém a tarifa dos bondes, de onde o nome de Revolta do Vintém”...

Caso haja alguma semelhança, seria uma mera coincidência?...

Venusiapimentel/013

VenusiaPimentel
Enviado por VenusiaPimentel em 09/07/2013
Reeditado em 09/07/2013
Código do texto: T4379536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.