Vidas Secas para drica_96_adriana@hotmail.com)

Adriana Moreira da Silva drica_96_adriana@hotmail.com

"Vidas Secas" é um livro capaz de transmitir emoções durante toda a leitura. Ao longo dos capítulos é apresentado ao leitor o cansaço das personagens, o sofrimento de caminhar sobre terras que sofrem dos males da seca, a ignorância, a injustiça, e o arrependimento.

A morte de Baleia é um dos pontos mais marcantes do livro. Quando Fabiano percebe que a doença de Baleia vai de mal a pior, decide matá-la com um tiro de espingarda. Graciliano Ramos conta com detalhes o que se passa dentro da cachorra, a desconfiança dela quanto às reações de Fabiano, a agonia que sente ao levar o tiro e perder os movimentos de suas patas traseiras, sua vontade efêmera de morder Fabiano, sua ilusão de que dormindo, acordaria no outro dia melhor e com prosperidade... Uma avalanche de sentimentos em poucas páginas. Desde então, até o final do livro, Fabiano lembra com freqüência dessas cenas, e, muitas vezes arrependido, se questiona se fez o certo. Baleia não é apresentada como um animal de estimação, é mais que isso, é um ser demasiadamente semelhante aos donos, e desde o início de sua vida estão todos juntos.

Um livro para se ler, sentir e refletir.

Parabéns, Adriana!

Gostei de sua síntese direta e rica, em que Baleia é uma projeção sentimental ou a prosopopeia da fragilidade da vida e suas contradições. Essa descrição é uma das mais lindas da literatura, embora me provoque lágrimas toda vez que a leio.

João Bosco – mestre de literatura. Seu humilde professor.

20/05/13.

drica_96_adriana@hotmail.com)
Enviado por J B Pereira em 20/05/2013
Código do texto: T4300697
Classificação de conteúdo: seguro