Páscoa esquecida pelo mar de chocolate
Domingo de páscoa, 31 de março. As famílias abrem seus ovos, as famílias que não podem, abrem suas barras, e as famílias muito humildes abrem seus pequenos bombons. Este feriado virou referência de consumo; neste caso, compra de todo tipo de chocolate que se imagina, tal como outros feriados, que não cabem ser citados agora. Entretanto, será que alguém lembra o significado religioso deste dia?
Não, leitor, apesar de ser cristão não vou proteger valores religiosos tampouco pregar a palavra de Deus. No entanto, a verdadeira referência pascoal foi esquecida, e isso merece ser citado: a páscoa, como nos diz a palavra, deve ser comemorada tendo em vista o renascimento de Jesus Cristo. Essa é a finalidade dos ovos: eles representam uma vida eclodindo, e são de chocolate pura e simplesmente para dar sabor a isto, para mostrar que o renascimento é algo milagroso e que merece ser celebrado.
Por outro lado, o comércio goza desta época e os chocólatras também. Muitos apenas querem ovo, ovo, ovo, chocolate, chocolate, chocolate, comer, comer, comer., esquecendo-se, muitas vezes, do porque desse dia. É a mesma coisa de sair em um desfile de comemoração da independência sem nem saber do que se trata.
Lembrem-se, amigos, os feriados não estão aí de graça. É muito cômodo só se importar consigo mesmo e com o prazer próprio. Há de ser lembrado o real motivo dessa celebração.
Que a paz esteja em cada um de vocês, e uma excelente páscoa.