Dentro de um abraço as vozes do coração: Aline, Ana, Karoline e Sarah - Etec José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, SP.

Correção e contribuição do Prof. J B Pereira - professor LTT -

ENSINO MÉDIO - 2º Ano B

Onde você queria estar agora? Posso listar lugares lindos: uma praia, um restaurante chique; lugares que não me custaria nada. Posso também listar onde não gostaria de estar: em um leito de hospital, uma reunião, fila de banco...

Somando os prós e os contras, as boas e as más opções, afinal qual é o melhor lugar do mundo?

Meu palpite: dentro de um abraço, segundo Martha Medeiros em Feliz por nada!

Um bom abraço traz a você mil sensações. Se for verdadeiro e sincero, o abraço o conforta, silente lampejo de um "eu te amo", "prazer estar com você, meu bem" e um " vai ficar tudo bem, você verá..."

No dicionário de um amigo, cujo autor esqueci, perdoe-me. Abraço significa "apreto ou rodear de braços. Mas, talvez não precisa ser tão machadiano, talvez é melhor um abraço pessoano (F. Pessoa), que

tal um sorriso de Clarice ou de Cecília Meireles, um calafrio de Fausto, de Goethe, um olhar de Riobaldo e Diadorim em Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa), o inquietar da cachorra Baleia, de Vida Secas, ou um redemoinho e conversa perto do Capibaribe em Morte e vida Severina... para saber o valor do abraço. Em nossas vidas agora, o abraço é muito mais: seu valor sereno ou abrupto, pacificador ou inquietador perpassam nosso interior e os sentidos do corpo e invade a alma com novas e eternas sensações e ideias... O abraço tem um plus... plusvita...

POucas sensações são tão gostosas quanto a de um abraço em qualquer hora, em qualquer lugar ou em quaisquer pessoas. Um abraço pode ser como um remédio (um pharmakon) para qeum está doente, carente, renitente, cansado ou sedente de reconhecimento e atenção, de aprovação e endosso... Perdemos tempo e não sabemos abraçar... com medo de quem os recebe ou de quem os vê e nos vê...abraçar.

Neste mundo rodeado de fatos e fotos ruins, abrace sempre e receba seu abraço cotidiano. Sempre! Para sua feliz estadia no mundo. Um conforto, um alívio, um voto e um sentido para a dor e o luto... Quem pode abrace o outro, que nos abraça também. A voz é um abraço sonoro; o olhar é um visual afetivo abraçando a gente; o corpo é a fonte que nos abraça como prolongamento da mente e da alma.

Para dialogar: biiasoncini@hotmail.com