Sobre o atual sistema de cotas

É notável a maneira cuja uma medida governamental pode gerar diferenças na vida das pessoas. E, em cima de toda mudança (que pode ser tendenciosa), há polêmica.

Decido então, através deste, refletir um pouco mais sobre o assunto.

É de conhecimento público que o sistema de cotas agora está mais abrangente. Sim, tão somente o fato de o governo federal julgar uma possível necessidade estudantil (sob a alegação de que pessoas negras, pardas e indígenas precisam de cotas) para aumentar a nota no exame para universidade, sendo assim possível o ingresso nas instituições federais de ensino. Esse sistema nunca esteve mais forte.

O sistema de cotas, como todo sistema, apresenta falhas. Alguns dizem que é necessária a inclusão, sob a pseudoalegação de que os grupos étnicos que entram no método precisam dessa ajuda para entrar na universidade e, por conseguinte, formar-se no curso escolhido e conquistar um espaço profissional na sociedade.

Entretanto, existe uma linha tênue entre as cotas e a verdadeira pachorra que os grupos em questão estão passando. As más línguas dizem (sem serem capciosas) que isso é, sobretudo, uma falta de respeito e uma total discriminação. Aliás, dizem até que isso é ser taxado de incompetente intelectual e de incapacitado para concluir certas tarefas que outras pessoas podem executar (que é o vestibular). Já foi levantada uma das falhas. Vamos à outra.

Pude pelo Jornal da Cultura de algumas semanas atrás no qual foi abordado esse colóquio e mesmo por prosa com outras pessoas descobrir mais sobre isso. Destarte, ainda, o que nem todos sabem, é que brancos pobres não entram no programa. Qual é o objetivo de um programa de inclusão educacional, sendo que uma pessoa de classe média (supostamente tem acesso ao estudo), mas que é afrodescendente entra no sistema, e um branco pobre que não tem condições de receber ensino de qualidade não entra?

Contudo, cabe a nós e somente a nós repercutir e tentar mudar essa realidade. Pois, quanto mais cruzarmos os braços, mais e mais o progresso da nossa república federativa vai por água abaixo com essa espécie de estratégia pífia.