Produtos, lucros e abusos

Lucrar é o que todo estabelecimento comercial deseja. Não há mal no excedente financeiro- é assim que o capitalismo funciona. Porém, é do conhecimento de todos que os preços de produtos variam, às vezes até demais, de um lugar até outro.

Você mesmo pode fazer o teste. Experimente, na cidade de São Paulo, comprar uma lata de refrigerante numa mercearia e, no mesmo dia, ir a um restaurante e pedir a mesma lata junto de um prato. A diferença é exorbitante- cerca de três reais, quase 200% acima do preço normal.

Não é discutível o fato de que o restaurante oferece um ambiente diferenciado, com conforto, serviço e qualidade, que poderia justificar o quanto o custo dos produtos difere do atacado. Mas, toda essa diferença é justa?

Embora não seja possível comparar dois lugares distintos como estes, o balanço dos preços é abusivo. Contudo, os estabelecimentos mais requintados deveriam ter consciência do quanto cobram- não é esvaziando os bolsos do cliente que fará o local engrandecer, pois é pouco provável que as pessoas voltem.