TÉCNICAS DE REDAÇÃO
É recomendável que, antes de qualquer coisa, se faça a anamnese textual pela qual o escritor se norteará durante sua prazerosa trajetória literária até o final.
Escrever sem norte é o mesmo que se lançar a um emaranhado labirinto de ideias, sabe-se lá quem onde vai dar. Nada se compara a uma empreitada que começamos em que sabemos de onde partimos, por onde seguimos e onde chegaremos.
Espero que estas dicas sejam, de alguma forma, úteis àqueles que as leem.
ANAMNESE TEXTUAL
Em qualquer dos estilos literário apoie-se nestas perguntas a seguir. Elas certamente nortearão você a encontrar o rumo de sua escrita.
- O que? Quem? Pra quem? De quem? Com quem? Por quê?
- Onde? De onde? Para onde? Quando? Quantas e quais são as linhas do tempo para cada personagem. Quais e quem faz interseção na linha de tempo de quem?
- Como fazer? Como dispor as personagens em cada situação?
- Aplicabilidade, ambientação, contemporização.
- Feedback: Analisar cada situação e, se preciso, voltar revendo desde início em busca de inconsistência ou incoerência a fim de corrigir as discrepâncias.
- Evitar solecismo (vícios de linguagem), cacófatos.
- Utilizar linguagem ao nível do público alvo.
- Fazer o "readproof" (revisão), buscando possíveis erros de digitação ou de descuido. Substituir palavras ou expressões repetidas por outras similares que tenham o mesmo sentido.
Técnicas para uma boa redação.
- Estas técnicas podem ser aplicadas em qualquer estilo literário.
- Não a faça muito extensa. Poderá cansar o leitor.
- Utilize vinte a, no máximo, trinta linhas.
- Evite solecismo (vícios de linguagem).cacófatos.
- Utilize linguagem ao nível do público alvo.
- Faça o "readproof" (revisão), buscando possíveis erros de digitação ou de descuido. Substituir palavras ou expressões repetidas por outras similares que tenham o mesmo sentido.
O texto deve ser subdivido em cabeçalho, corpo (1 e 2) e epílogo ou conclusão.
- Cabeçalho:
- De uma a cinco linhas.
- Funciona como uma chave mestra especial para abrir o texto..
- Nele, faça o preâmbulo de sua redação, dando ideia ao leitor do que ele encontrará no discorrer da escrita proposta.
- Faça a ambientação, identifique e ponha o protagonista do seu enredo, situando-o no tempo e lugar onde sua história ocorre. Faça-o de forma coerente, mas sucintamente.
- Corpo 1:
- Em torno de cinco a dez linhas:
- Dê mais detalhe do seu personagem, local onde se desenrola a história,
- Informe fatos que ocorreram na localidade e/ou no mundo durante o tempo em que acontece essa trama.
- Se houver mais personagem, introduza-os de forma ordenada e não como que de paraquedas.
- Procure deixar o leitor cativo à leitura à expectativa do desfecho final.
- Corpo 2:
- Também em torno de cinco a dez linhas:
- Comece a preparar o fecho de sua trama.
- Cada detalhe deixado em suspense até à cena anterior, comece agora a elucidar.
- Não deixe para o leitor essa tarefa.
- Além de desagradável, ninguém gosta de fazer a tarefa do autor. Deixa uma suspeita impressão de que o autor não soube terminar e jogou a "batata quente" nas mãos do leitor.
- Epílogo ou conclusão.
- É hora do "Fade out", ou seja, o apagar das luzes.
- Apenas no caso de uma trilogia, ou seriado, deve-se permitir um suspense proposital, a fim de deixar o leitor com vontade de prosseguir no próximo volume. Mas estamos falando de redação.
- Em torno de uma a cinco linhas
- Esta é uma parte do texto de grande importância.
- O próprio nome sugere que haverá uma conclusão.
- Não deixe nada inconcluso.
- Aqui se mata ou vitaliza o texto.
- Um texto mal concluído é uma obra inacabada e indigesta para quem a lê.
- Um texto bem desenvolvido em cada fase e bem concluído, trará respeito ao escritor e um grande aval para a próxima obra que este escrever.
- REVISÃO E ACABAMENTO:
-
Concluído o texto, vem a fase de revisão e acabamento. É uma fase tão importante quanto as anteriores.
-
Leia e releia o texto recém composto.
-
Marque todos os termos e expressões repetidos;
-
Elimine as redundâncias.
-
Substitua os termos repetidos por sinônimos ou expressões
-
Recomendo que peça a alguém que faça a re-revisão, pois certamente sempre deixamos escapar algum erro bobo, de tão óbvio que possa ser.
-
Grato pela atenção!
Crato – CE, 24 de outubro de 2012
Od L'Aremse M. Peterson
(Bosco Esmeraldo)
Od L'Aremse M. Peterson
(Bosco Esmeraldo)