clipping, o que é? em http://www.expectv.com.br/o_que_e_clipping.php

O clipping, resumidamente, é o recorte de uma notícia, informação ou comentário, de interesse de uma pessoa física ou jurídica determinada, para seu conhecimento ou arquivo.

Por muito tempo o clipping, como o conhecemos no meio jornalístico, teve característica estanque, de material coletado e classificado sem compromisso com dead lines. Enfim, chegava ao cliente com cheiro de mofo e pronto para ser guardado em prateleira.

Hoje são poucas as empresas especializadas que se definem como “clipadoras”. O setor agora se apresenta dentro de um conceito mais amplo: “gestão da informação”. Mas redefinir o posicionamento da atividade de produção de clipping não passa apenas pela mudança de nomenclatura. Os empreendedores se organizaram e estabeleceram modelos baseados em repasses imediatos. Os “recortes” modernos têm abrangência praticamente ilimitada e estão conectados ao jeitão web de pesquisar, buscar, filtrar e acessar conteúdos específicos.

Neste cenário, a informação – mesmo aquela que já saiu em jornais, rádios, TVs ou sites – é atualizada através de análises quantitativas e qualitativas. O serviço oferece a possibilidade de se ter uma visão clara não só do volume, mas da representatividade junto à opinião pública. E quando torna-se referência para dados em constante atualização a informação original assume nova função histórica.