Turismo: origem e uso do termo "tour"

O termo turismo vem de "Tour", que significa volta ou retorno (no inglês, "turn"; no latim, "tornare"). "Tur", termo bíblico evidencia a dinâmica das diásporas ou a viagem de descoberta (RODRIGUES, 2005). No século XIX, os ingleses aristocratas viajavam pela Europa. Desde a Idade Média, havia as peregrinações aos templos santos, o que se denominou romaria. Os motivos eram variados: migrações, trabalho, conquistas militares, viagens de reconhecimento, aventuras, busca de repouso e cura, curiosidades, etc. A experiência do homem nômade perpetuou no homem sedentário e entediado e ansioso ou aberto às peripécias da humanidade. Essa prática dominou séculos e a ficção cientifica ainda focaliza, vertiginosamente, a aventura humana pelo espaço sideral a busca de novos mundos como as experiências estéticas de Júlio Verne, Cervantes, Goethe, F. Pessoa, Guimarães Rosa, Cortazar, L. Vargas, Saramago, há toda uma literatura dos viajantes na América Espanhola e Portuguesa, os contos africanos, árabes e asiáticos. As viagens permitem a hibridização das culturas e implica a concepção de hibridismo cultural. Não há cultura pedigree. Essa prática cultural complexa de muitos fluxos e histórias tem consequências econômicas (gerou espaços de trocas, comercio e bases produtivas e intercâmbios culturais), culturais (modificou modos de vida e gerações sobre a influência reciproca e desigual entre culturas em ordem planetária ou global e localista), políticas (forjou possibilidades variadas de expressões de poder e submissão, subalternidade como estratégias vivas e sofridas de sobrevivência de povos e culturas diferentes das dos europeus), ideológicas (novas artes e materialização do imaginário foram se metamorforseando no tempo, graças à expansão de mentalidades, do turismo, guerras, acordos internacionais e novas formas de tecnologias entre as gerações diferentes ao longo das artes como o teatro, a filosofia, a música, a arquitetura, a poética, a literatura, a pintura, o cinema, as vanguardas, a reprodutividade técnica da modernidade, etc.) e espacial ou geográficas (gerando saberes interligados à cartografia, ao turismo e à imigração da ciência entre diferentes sociedades e culturas.).

Veja que o turismo associado a formas sociais e históricas antigas e modernas divulgou valores e concepções culturais, possibilitando a intercambiação de maneiras de ver o mundo e a vida.

Na pós-modernidade, a sociedade do espetáculo e do consumismo ainda cultivam o turismo, dinamizado pela rapidez dos recursos midiáticos e da internet, facilitando a compra de viagens aéreas e reservas de pacotes de viagem.

Como atividade, hibridamente, rica e, culturalmente, flexível, o turismo transcende as nacionalidades e restrições, dinamiza recursos humanos e capital na era da globalização.

O turismo de massa, inclusive no Brasil, se deve às inovações tecnológicas e avanços nas regiões de recepção portuária e estruturação da atividade de turismo de cada pais. A modernização de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias, estádios de futebol, galerias de arte, olimpíadas, copas do mundo, museus redimensionados, pacotes econômicos das agências de viagem possibilitaram, a partir de 1960: as conquistas de classe trabalhadora (férias e redução de jornadas), aumento da remuneração dos trabalhadores, motorização e modernização das redes hoteleiras e redes de turismo (rapidez, conforto, economia), progresso técnico das redes de transporte e deslocamento em massa, inserção da mulher no mercado de trabalho e outras profissões, implementação dos serviços turísticos operacionais (infraestrutura de serviços), interesse do Estado (EMBRATUR, desde 1966), aprimoramento do marketing e da publicidade (internet), difusão da informação via mídias e televisão, escala de migrações e serviços etc.

Ela é uma evasão à realidade local estressante, desloca pessoas, movimenta economias de vários países, circula línguas e saberes.

Há, pois, em seu dinamismo, a presença de significativo tripé: a renda excedente, a temporalidade desejada, finalidades mil. Ela aproxima etnias, favorece a migração, corrobora a estabilidade econômica, adia a guerra com show, esporte, olimpíadas e copas do mundo, diminui a distancia entre ricos e pobres e entre rural e urbano, moderno e tradicional. Atenuando alguns conflitos, a atividade do turismo pode trazer proposta de tréguas e busca da paz entre etnias diferentes, quando as nações superam seus preconceitos.

Se as viagens aumentam nossa visão de mundo, modifica nossa maneira de pensar e enxergar os outros, tão diferentes e parecidos conosco. O planeta se constitui nossa nave-mãe e nós, os navegantes de nossos destinos com os outros.