Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Texto misto: redação escolar, sua natureza e importância

Texto misto: redação escolar

O texto misto como vimos anteriormente evidencia a interdependência de textos narrativos, descritivos e dissertativos. Na verdade, há a necessidade de contextualizar imagens e fatos, argumentos e sensações nos textos que produzimos.
Ao mesmo tempo, narramos, descrevemos e dissertamos para convencer, provocar reações, dirigir opiniões, despertar emoções e estimular a fantasia e a ficção via imaginação e criatividade.
Essa praticidade e funcionalidade dos textos mistos são a materialização das metáforas e metonímias, ou seja, estilos, figuras, tendências veem à tona. E seu lugar é marcante em crônicas, contos, romances, poemas, em que a ironia se articula com outros recursos linguísticos e estéticos, cujo fim precípuo é tornar eficiente e elegante nossa capacidade de conectar real e ficção. E a hibridização desses textos e possibilidades enriquecem a comunicação e deixa flexibilizar ou formalizar ou gestaltingizar as demandas da cultura com a fluidez da literatura em vários níveis e camadas sociais e étnicas. OU seja, cada texto, pois, representa o encontro da alma pulsanate com a inquietação do coração. Assim, escrever é uma forma de inscrição na cultura e no outro, como diferente de nós, ou ainda, é navegar entre a arte da palavra com o o desejo de projetar-se. Realizamo-nos no que escrevemos, a libido se corporifica em imagens e nas virtuosidades dos verbetes ou do verbo - animando páginas, livros, mídias, internet.

       
J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 30/06/2012
Código do texto: T3752355
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2826 textos (1569232 leituras)
35 e-livros (529 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/04/21 20:27)
J B Pereira