(  Amoroso comenta  Gibran Khalil Gibran ))
 
 
“Al-Mustafá ,o Eleito ,o Bem-Amado ,que era uma aurora em seu próprio dia...”
 
É noite.
Faz frio aqui.
Uso meias ,touca ,casaco,calça comprida.Até parece que estou esperando a nova Era Glacial.
Tenho uma taça de vinho que me esquenta.
Estou feliz.
Precisaria está feliz para me reportar sobre esse assunto, o da Iluminação.
O fato de ser uma “aurora em sei próprio dia.” Veja gente procurando gurus, mestres, salvadores.
O rebanho.
Gente querendo se perder na multidão; a perda da responsabilidade pessoal nos leva a nos sentirmos leves. É como se voltássemos a o útero materno.Nunca vi uma ovelha iluminada; sempre dependendo do pastor ,ela é um animal estúpido; fornece lã ,leite e carne pra o sustento do pastor !
O Cristo disse:” Eram cem ovelhas ,dentro de um aprisco.Mas um delas fugiu do redil ,embrenhou-se na selva ,entre as penhas brutas ,e lá perdeu-se”Gosto da parte em que o pastor deixa todas as outras noventa e nove e foi lá buscá-la; pra livrar dos lobos ,alimentar,por nos braços ,cuidar...Dizem que ele fez isso porque ele amava tanto que esqueceu as outras noventa e nove seguras na proteção do cercado  e foi lá encontrar a ovelha rebelde.Eu afirmo que não foi esse a intenção do pastor: essa era a única ovelha que realmente importava,porque ela deixou a multidão e buscou ser ela mesma. Não era mais somente uma ovelha.Era um individuo !
 
Se tornar um individuo não é fácil.
Certa vez, ao assistir um jogo da seleção ouvi Galvão Bueno dizer no final: “essa vitória não pertenceu a um, ela foi uma proeza de um grupo, o grupo foi vitorioso “. Dali eu já sabia que a seleção não chegaria a conquista do campeonato; em outras copas tínhamos Pelé ,Zico ,Sócrates,Rivelino, Ronaldinho Gaúcho ...Havia indivíduos que podiam decidir um jogo.Eles eram a luz da maioria.Agora havia um”grupo”.Estava tudo perdido !
No ônibus não é todo mundo que dirige.
No colégio não são os alunos que dão aula.
No quartel não são os recrutas que comandam.
Não tem um Mahatma Gandhi em cada esquina.
 
Se tornar um individuo é o primeiro passo para a iluminação.
Você ouve músicas, mas componhe as suas próprias canções.
Ama poesia, mas escreve seus próprios versos.
 
Deixe-me lhes lembrar: Platão diz que no inicio os seres eram homens e mulheres ao mesmo tempo. Tinha duas cabeças, quatro braços, quatro pernas. Dois pares de olhos... Enfim, eram completos em si mesmo. Porem um dia eles resolveram invadir a terra dos deuses, e foi ai que Zeus, o Deus dos deuses disse: ”Eu os dividirei,farei de sua completude uma divisão. “A partir daí a parte forte busca seu igual e a parte fraca procura o seu contrário.
 
 
Não haveria homo fobia  se essa teoria de Platão se tornasse religião oficial.
 
Pois bem, para Platão o ser perfeito é aquele que une em si os dois opostos!
Para Platão aquele que não busca seu igual e nem seu oposto ,é o ser perfeito.
Homem e mulher.
Macho e fêmea.
Yin e yang.
 
Na época da inquisição houve um verdadeira caça as bruxas, um genocídio sem limites; o homem torturado por sua mulher interior buscava destruir a mulher exterior.
Na África, Santo Agostinho larga a mãe de Deosdato, seu filho legitimo e se tranca num eremitério para escrever suas famosas Confissões.
Na Itália, Francisco de Assis deixa Clara para entregar-se ao trabalho de santidade.
Contudo, o Cristo não fugia das mulheres; livrou Madalena da morte certa, andava com as irmãs de Làzaro... Na sua ressurreição ele apareceu primeiro pra quem? Para as mulheres.
 
É problema com a sexualidade que faz um homem agredir uma mulher. Confúcio dizia:” O homem é amável quando realmente é homem “
 
O caminho da iluminação passa pela gentileza com o sexo oposto.
A agressividade denuncia espírito gregário.
E se tornar um individuo é o primeiro passo para a iluminação.


                                       Escrito  no Inverno de 2011
 
 
 
 
 
A SABEDORIA SUPREMA
Enviado por A SABEDORIA SUPREMA em 13/04/2012
Reeditado em 13/04/2012
Código do texto: T3610804