O que é o amor?
É, sei o quanto essa pergunta é clichê mas mesmo as pessoas achando que sabem o que é elas nunca sabem dizer ao certo, dar uma resposta concreta. Pois é, nem eu…
Quem diz que nunca amou na vida só pode estar mentindo, se engana quem pensa que amor é apenas o amor entre casais. Você ama em casa, na escola, na rua… Você ama seus pais, seus amigos, você mesmo, Deus. De uma forma ou de outra a “idéia” de amor é sempre a mesma, isso nunca muda. Amar é querer estar perto, é sentir carinho, é querer ver a pessoa feliz.
A diferença maior entre todos os amores e o amor de “casal”? Diria que é a paixão; então voce me diz: mas amor é diferente de paixão. E eu respondo: disso eu sei, mas para estar apaixonado não precisa amar, mas quando voce ama você é apaixonado, pode não ser perceptível mas é algo que vem junto com o amor, é como se fosse um pacote.
Voce pode imaginar uma venda de “pacote do amor”, com ele está incluso: paixão, carinho, amizade, ciúme, raiva, decepção, frio na barriga, acelerador de coração… Entre outros. O quanto seria as vendas disso?
Como pode o amor ser um sentimento tão universal e ao mesmo tempo tão pessoal? Como o amor pode ser tão clichê e ao mesmo tempo tão complexo?
Quando você pensa que entende do assunto começam a surgir duvidas e perguntas na sua mente que voce não consegue responder.
Uma coisa que eu me pergunto é: como saber que é amor? Como você sabe que o que você ta sentindo é isso? E é por isso que eu digo que é algo pessoal e complexo.
O que torna o amor tão bonito é como ele é altruísta, quando você ama, você deseja a felicidade para a pessoa independente da sua, você se importa com o outro as vezes até mais que você mesmo, você quer sempre ajudar o outro pra ver um sorriso no rosto de quem se ama.
O amor é bonito por até onde se vai pela pessoa, pelo que você se priva pelo outro.
Se ama uma pessoa pelas suas qualidades, mas principalmente pelos seus defeitos. É isso que torna o amor especial…
Amar as qualidades é muito fácil, isso todo mundo consegue fazer, ver as qualidades… A paixão pode fazer. Mas ver os defeitos, reconhecer os defeitos, e então aceita-los e ama-los é coisa pra poucos, é coisa pro amor. Só ele pode fazer uma coisa dessas; quando você esta apaixonado, você fica cego, não vê defeitos, a pessoa é perfeita aos seus olhos, mas quando você ama… Você vê tudo, enxerga tudo, você até se irrita as vezes, mas no fim é isso que torna a pessoa especial, e é o que torna o sentimento especial, e diferente de tudo.
Você vê filmes ou lê livros sobre romance e diz para si mesma como isso não deve existir? Como é clichê o que eles mostram e como sao sempre todos iguais? Mas então você pensa: até a melhor ficção tem uma verdade pra se basear. Tem um fundo de realidade.
Eu não achava que era possível sentir as famosas “borboletas no estômago”, mas descobri que era, e soube que era no momento em que senti, nós percebemos que a ciência é verdadeira, seus olhos brilham e suas pupilas dilatam quando se fala da pessoa amada, e isso é realmente real.
Seu coração acelera de tal forma que parece que a expressão “meu coração quase saiu pela boca” faz todo o sentido!
Algumas coisas não fazem o mínimo sentido quando se ama, porém outras sao apenas inquestionáveis.
Posso dizer que não importa a forma, a idade, o período, o amor sempre deixa uma lição.