Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

A Era Tecnológica inovou a concepção de que conhecimento apenas se encontra em livros. A sociedade contemporânea é cercada de novas informações a cada instante, em qualquer lugar, através de aparelhos cada vez mais sofisticados, que derrubaram as fronteiras entre o homem e o mundo, seja através de benefícios ou de malefícios.

A internet, rede mundial de computadores, é a principal ferramenta de divulgação do século vinte e um. Os movimentos sociais, atualmente, começam através de textos de apenas cento e quarenta caracteres, e terminam em avenidas importantes. É inegável a importância dessa ferramenta na formação de um jovem cidadão, pois a quantidade de informação encontrada é infinita, elevando tanto o conhecimento empírico, principalmente em redes sociais, quanto o conhecimento científico, em sites informativos.

Em contrapartida, essa rede, em certos casos, acarreta malefícios aos internautas. Essa nova geração de crianças, por exemplo, passam horas em jogos "online" e, com o tempo, tornam-se viciadas. O sedentarismo é muito comum entre elas, causando sérios problemas à saúde, tanto físicos, como psicológicos, pois podem se tornar adultos obesos e anti-sociais devido ao distanciamento com o mundo real. Vale salientar as pessoas que são alvos do "Cyberbullying", que sofrem algum tipo de preconceito em redes sociais, arruinando suas reputações.

Em suma, a internet propiciou uma maior inter-relação pessoal, porém, também acarretou problemas devido à extrapolação em certos casos. A disseminação de idéias é um ótimo exemplo de utilização dessa ferramenta, desde que não afete a vida de qualquer cidadão.

Emily Lima
Enviado por Emily Lima em 24/10/2011
Código do texto: T3294490
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.