Boicote a Liberdade
A violência e a criminalidade sempre foram algumas das grandes mazelas de nossa sociedade, e é claro que elas atormentam a todos nós e principalmente aos pais que têm filhos jovens. Todavia, tentar resolver esses problemas por meio de medidas pragmáticas e simplórias aprisionando os jovens em casa e criando leis que impeçam de usufruírem sua liberdade tão batalhada por todos nós, é um boicote ao livre-arbítrio e ao direito de serem realmente felizes.
Isso pode ser comprovado através da Declaração dos Direitos Humanos o qual segundo o artigo primeiro: "Os homens nascem e são livres e iguais em direitos..." Ou seja, é fundamental que eles tenham o direito de serem realmente livres.
Além disso, nossa juventude já é aprisionada demais, seja pelos moldes sociais que os impede de fazer e ser realmente quem realmente são, ou pelos familiares que vão desde ao bom aluno até o bom filho. O que o jovem precisa é de liberdade, é ser feliz, se divertir com os amigos, namorar, dançar. Essa fase é passageira e muito breve, portanto deve ser aproveitada. Temos inúmeros exemplos cotidianos, do que ocorre com um jovem quando o direito a liberdade lhe é tomado, esse tem enorme propensão a se torna um adulto frustrado, revoltado e intolerante para com os outros e consigo mesmo.
Em suma, acredito que as reais soluções para esses males não está no aprisionamento dos jovens, mais sim na prevenção através de em um sistema educacional de qualidade que vise uma boa educação associada ao respeito, à disciplina e a valorização da diversidade impedindo assim que mais jovens e crianças entrem no mundo da criminalidade e na re-mediação, por meio do combate a violência investindo cada vez mais em nossos polícias, lhes dando suporte e reconhecimento. Desse modo, estaremos de fato combatendo a violência e a criminalidade, sem precisar aprisionar aqueles que não merecem o cárcere.