Carreira profissional

O primeiro emprego é muitas vezes a porta de entrada no mercado de trabalho. Mercado esse que vem se esquentando cada vez mais a cada ano que passa. Conseguir uma vaga não é tarefa fácil. É preciso mostrar muita garra, dedicação e ser muito persuasivo. Aquele primeiro carimbo de admissão na Carteira de Trabalho não tem preço.

O país vive uma ótima fase. Empregos são gerados aos milhares e só se aproveitam dessas chances quem verdadeiramente quer dedicar parte de sua vida a um bom emprego. Muitas vezes, as pessoas aceitam trabalhar em empresas cujos benefícios não são compatíveis com as necessidades de cada um. Às vezes, as pessoas só aceitam trabalhar por que precisam pagar as contas no final do mês. Mas será que esse funcionário vai acatar com suas responsabilidades?

Muitos dos funcionários que aceitam qualquer tipo de emprego, querem apenas garantir um salário no final do mês. Não estão pensando em investir em educação, formação superior ou fazer cursos profissionalizantes. O futuro da empresa se funde com o desempenho de cada trabalhador. A médio ou longo prazo, este funcionário acaba sendo ultrapassado pela tecnologia e pela velocidade de crescimento do grupo em si. Pode-se dizer que aquele que não se dispõe a acrescentar algo ao seu currículo, pode estar deixando de lado uma grande oportunidade de não só crescer, mas também de manter seu trabalho.

Os jovens enfrentam grandes problemas para conseguir o primeiro emprego. Há desconfiança por parte dos empregadores. Os jovens não contam com experiência e são um pouco desajeitados na hora das entrevistas. É importante ressaltar, que é a juventude de hoje que governará o mundo de amanhã. Se é difícil dar uma oportunidade de trabalho agora, enquanto eles precisam e buscam essa oportunidade, como podemos esperar que vão saber governar um país no futuro? O ensino caminha lado a lado com a pratica.

Juntos podemos fazer um país melhor, um mundo melhor. Começando pela nossa casa, pelos nossos estudos, pela nossa educação pessoal. Crescer não significa tornar-se adulto, mas amadurecer a capacidade de mudar com o mundo, mas sem perder a personalidade.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 17/04/2011
Código do texto: T2914427
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.