BRASIL E EDUCAÇÃO

O Brasil é um país metido a besta. Pensa que é europeu, pensa que é branco, pensa que é rico, evoluído. Por isso divide a si mesmo, esconde-se e envergonha-se de sua própria história. Mostra ao mundo uma cara que não é sua, discrimina os negros, os pobres, os homossexuais, sua linguagem e seus professores. Valoriza os corpos que se exibem sem nenhum pudor, as pernas que dão chutes e os braços que dão socos, todavia, utiliza-se sadicamente dos ideais dos profissionais da Educação, para esmagar-lhes a auto-estima e dificultar-lhes a vida com salários vergonhosos. Brasil que camufla os números do analfabetismo, criando mais e mais escolas, Faculdades, sem a mínima estrutura funcional, com o único fito de apresentar números à ONU, justificando assim, perante o mundo, a incompetência e o descaso de seus governantes. País que ao mundo distribui calendários e postais com belos corpos e emudece mentes brilhantes. Faz festa e concede honrarias a celebridades ocas, fabricadas pela mídia mas despreza descaradamente seus professores.Este Brasil que deturpa sua música, seus artistas, não cultua seus verdadeiros heróis, seus valores, suas tradições culturais. País que canta e se esbalda no carnaval e vira as costas aos trabalhadores que dançam conforme a música tendo que se virar pra sobreviver. Inventa e destrói líderes e ídolos ao seu bel prazer, manipula a informação para anestesiar o povo. O Brasil que se utiliza da televisão e outros meios de comunicação, pra tornar o povo mais burro e alienado. Que diabo de democracia é esta? Acorrentar o povo a valores e necessidades que só ao Poder interessam? Quem mais vai querer escolas se garantir o futuro é ter só um corpo bonito, jogar futebol (apenas) e aparecer no BBB? Pra que estudar se “pensar” no Brasil não é necessário? Tá tudo tão fácil! Pra que levar o menininho à escola se só o campinho do bairro pode transformá-lo em ídolo e milionário? Pra que a menininha estudar? É mais fácil alguns quilos de silicone ou alguns dias num SPA e seu futuro estará garantido. O país paga bem não a quem educa mas a quem deseduca e forma molas e parafusos pra sua máquina ficar cada vez mais rica e poderosa. Pra que professores bem pagos se são eles têm como missão formar mentalidades libertárias e conscientes? O Poder não é burro. Não vai dar corda pra ele próprio se enforcar. Ao Poder, o ignorante, inconsciente, é mais interessante. Por não ter vontade própria, é facilmente manipulado, não incomoda, se transforma em quem os poderosos querem que ele seja: simples “laranja” para uma “democracia” que não passa de governo dos prepotentes, vaidosos e gananciosos. É assim que as classes dominantes se eternizam: montadas na ignorância do povo que se contenta com misérias bolsas não-sei-o-quê e ainda beija a mão dos poderosos. Diz o popular:” um povo de cordeiros terá sempre um lobo como governante.” As pessoas não precisam de migalhas. Necessitam é de formação, ter um trabalho que lhes garanta viver dignamente e isto só uma Educação de qualidade pode proporcionar-lhes.

Um país que não tem na Educação sua primeira necessidade jamais chegará a ser uma grande nação, pois qualquer profissional depende de um professor pra chegar a sê-lo, menos o “político”. No Brasil, os preguiçosos, incompetentes e medíocres entram na Política, único meio de garantir a vida farta de um inútil. É a única profissão no país que criminosos podem pleitear (as outras exigem Atestado de Idoneidade e de Antecedentes Criminais). Depois, é a mais bem paga e não se precisa fazer absolutamente nada, a não ser morar, comer, viajar de graça, contratar parentes para ajudar na “árdua” tarefa e dar boas risadas da cara do povo. Mas, a maior vantagem de ser político é não depender da Escola. Vejamos o mais votado deputado do país...

Não tenhamos vergonha nem orgulho de sermos brasileiros. Isto é muito pouco. Somos brasileiros, apenas isto. Não somos filhos da Pátria a mendigar-lhe o pão nem seus objetos impassíveis. Somos sujeitos, parte dela, e, é nosso dever melhorá-la, a começar de nós mesmos. Reconfortemo-nos! Cada um tem suas próprias armas e condições de ir à luta. Que façamos a nossa parte. Trabalhando primeiro em nós mesmos, vivendo valores e princípios nos quais acreditamos. Consequentemente o mundo à nossa volta também se transformará.

Esperança com os pés no chão e olhos no futuro!

Vivianna di Castro
Enviado por Vivianna di Castro em 26/01/2011
Código do texto: T2753129