Nossa Música

Música é vida e está sempre presente. Com a corte portuguesa veio a valsa e com a abertura dos portos os ritmos se encontram e acabou nascendo a polca lundu, o tango brasileiro e o maxixe. A música no Brasil, clássica e popular, começou a se expandir e surgiu o chorinho. Uma década se passa e as marchinhas são levadas a todas os lugares.

Em 1902 foi inaugurada a primeira gravadora nacional e em 1916 surgiu o primeiro samba gravado. Era a turma da Praça Onze.

O rádio se tornou uma realidade e artistas fizeram sucesso com balangandãs e uma penca de bananas na cabeça.

Tempos depois ouve a união do folclore, do popular e do eurudito. Novidades chegam da América, da Europa e o samba virou exaltação. Música como Aquarela Brasileira é muito divulgada e a época de ouro do rádio chega ao auge. O tempo passa e o samba vira canção e o Brasil começa a sentir saudade de si mesmo e então surge a bossa nova. Autores mostram para o mundo uma batida nova, diretamente do Brasil.

Com o avanço aparece a televisão, definindo gostos musicais. O rockembala a juventude transviada. Surgem o iê-iê-iê, a MPB, a Jovem Guarda e os festivais nos anos 60. Todo movimento musical era cultural. Tinha a ideologia Antropologia. O rock encontra seu espaço. Tempos depois o Brasil mostrou a sua cara e fez a gente olhar para o sul, para o centro e fez a gente ficar assim, meio pagode, meio sertanejo, meio axé, funk, hip hop, forró, pop, timbalada... e tudo que canta e o que hoje se canta nos cantos de todo o Brasil.

Pandaa
Enviado por Pandaa em 26/12/2010
Código do texto: T2692993
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.