Série Natalina – A escolha de José...

Em Mateus capitulo I, versículos 18 e seguintes é contada a história de Maria e José.

“Maria estava prometida a José, mas antes do casamento apareceu grávida, José pensou em repudiá-la, mas um Anjo lhe disse que Maria era digna e que trazia em seu ventre o Salvador!”

José escolheu casar-se com Maria. Se ele assim não procedesse ela teria sido apedrejada, pois este era o costume da época.

****

Numa cidade interiorana um rapaz namorava uma moça que com ele se comprometeu e nas vésperas do tão sonhado casamento ela se vê grávida de um outro jovem com quem ela havia namorado. Seu coração dói, mas levada a dizer a verdade para aquele que seria seu esposo, ouve dele:

_ Preciso pensar um pouco, não faça nada, me espere hoje à noite para que possamos conversar. Pede o moço antes de partir rumo a sua residência.

O jovem sai arrasado e vai se aconselhar com a mãe, que diante do sofrimento do filho abre o Evangelho em Mateus e narra à saga de Maria e José, o filho chora e beija-lhe as mãos.

_ Obrigado, minha mãe! Diz o jovem.

_ Que Jesus te ilumine filho!

E assim o jovem rapaz vai ter com a moça e então lhe pergunta:

_ Você me ama?

_ Sim!

_ O que fará se eu me recusar a casar-me com você?

A jovem chora. E o jovem insiste na pergunta.

_ Eu terei que fugir, pois se eu ficar meus pais me trancaram em um convento e meu filho será doado para alguém... A emoção toma conta da jovem.

_ E isso não é justo?

_ Eu errei, mas desejo criar meu filho como um homem de bem... Ela desaba novamente em lágrimas.

_ Por que me contou?

_ Não poderia começar uma vida nova ao teu lado em cima de uma mentira... Soluços sentidos.

_ Poderia dizer que ele nasceu antes do tempo, não?

_ Sim, mas ainda assim seria uma mentira.

_ Eu também a amo, mas o que pede é...

_ Eu sei e vou entender se não desejar casar-se comigo, só te peço que me perdoe por tudo... Diz ela interrompendo o rapaz em sua fala. E agora só as lágrimas testemunham sua tristeza.

_ Você não entendeu? Eu estou dizendo que te amo e que ficarei honrado se você casar comigo e me der à oportunidade de criar nossos filhos, pois este será só o primeiro.

_ Meu Deus! Meu Deus! Dizia Julia enquanto chorava e abraçava o seu amado.

Depois ela perguntou:

_ Por que escolheu assim? Casar-se comigo e ser o pai de meu filho?

_ Porque minha mãe me apresentou um tal José, que foi na Terra o pai de um certo menino chamado Jesus e esposo de uma jovem chamada Maria, que foi tão corajosa quanto você.