Série Natalina – A escolha de José...
Em Mateus capitulo I, versículos 18 e seguintes é contada a história de Maria e José.
“Maria estava prometida a José, mas antes do casamento apareceu grávida, José pensou em repudiá-la, mas um Anjo lhe disse que Maria era digna e que trazia em seu ventre o Salvador!”
José escolheu casar-se com Maria. Se ele assim não procedesse ela teria sido apedrejada, pois este era o costume da época.
****
Numa cidade interiorana um rapaz namorava uma moça que com ele se comprometeu e nas vésperas do tão sonhado casamento ela se vê grávida de um outro jovem com quem ela havia namorado. Seu coração dói, mas levada a dizer a verdade para aquele que seria seu esposo, ouve dele:
_ Preciso pensar um pouco, não faça nada, me espere hoje à noite para que possamos conversar. Pede o moço antes de partir rumo a sua residência.
O jovem sai arrasado e vai se aconselhar com a mãe, que diante do sofrimento do filho abre o Evangelho em Mateus e narra à saga de Maria e José, o filho chora e beija-lhe as mãos.
_ Obrigado, minha mãe! Diz o jovem.
_ Que Jesus te ilumine filho!
E assim o jovem rapaz vai ter com a moça e então lhe pergunta:
_ Você me ama?
_ Sim!
_ O que fará se eu me recusar a casar-me com você?
A jovem chora. E o jovem insiste na pergunta.
_ Eu terei que fugir, pois se eu ficar meus pais me trancaram em um convento e meu filho será doado para alguém... A emoção toma conta da jovem.
_ E isso não é justo?
_ Eu errei, mas desejo criar meu filho como um homem de bem... Ela desaba novamente em lágrimas.
_ Por que me contou?
_ Não poderia começar uma vida nova ao teu lado em cima de uma mentira... Soluços sentidos.
_ Poderia dizer que ele nasceu antes do tempo, não?
_ Sim, mas ainda assim seria uma mentira.
_ Eu também a amo, mas o que pede é...
_ Eu sei e vou entender se não desejar casar-se comigo, só te peço que me perdoe por tudo... Diz ela interrompendo o rapaz em sua fala. E agora só as lágrimas testemunham sua tristeza.
_ Você não entendeu? Eu estou dizendo que te amo e que ficarei honrado se você casar comigo e me der à oportunidade de criar nossos filhos, pois este será só o primeiro.
_ Meu Deus! Meu Deus! Dizia Julia enquanto chorava e abraçava o seu amado.
Depois ela perguntou:
_ Por que escolheu assim? Casar-se comigo e ser o pai de meu filho?
_ Porque minha mãe me apresentou um tal José, que foi na Terra o pai de um certo menino chamado Jesus e esposo de uma jovem chamada Maria, que foi tão corajosa quanto você.