O que é mais importante
O que é ser forte? O que é ter coragem? O que é ter poder? O que tudo isso significa para o ser humano? As grandes qualidades são alvos prioritários para os que desejam subir na vida. Mas o que é realmente subir? É lamentável reconhecer que a maioria resume a resposta com apenas uma palavra: dinheiro.
Sejamos francos e acima de tudo realistas; não fazemos nada sem as cédulas. Não conseguimos ter uma casa, nem carro, nem roupa e até mesmo a comida. Não ter dinheiro é literalmente não conseguir sobreviver. O que fazemos então? Entramos no jogo. Sim, entrar na competição que não tem fim e muito menos um vencedor. Trabalhar é basicamente uma das coisas que mais gastamos tempo no dia e também uma das coisas que nos identifica, podendo servir como um fator relevante para a avaliação de algumas pessoas.
Mas poupando momentos filosóficos com relação ao sistema de sobrevivência entendamos simplesmente que nascemos; o mundo é assim e, não podemos mudá-lo. Quais deveriam ser os objetivos de um homem frente ao mundo que o cerca? Será apenas ganhar dinheiro? E quanto aos valores? Isso é o que me intriga entre as pessoas que acham que o dinheiro é a coisa mais importante. Nem ao menos reconhecem a importância de objetivos individuais. Uma pessoa rica que não tem valores é a mesma coisa que um diamante - por fora é lindo, mas por dentro é duro. O que faria uma pessoa dessas com tanto dinheiro? Iria usá-lo para o Bem? Não estou dizendo para todos começarem a fazer grandes quantidades de doações, não é esse o entendimento. Usar os ganhos para o Bem é simplesmente não usá-los para o Mal. É injusto vermos milhares de pessoas gastarem em vícios, drogas, jogatinas e cigarro enquanto milhares estão dormindo com fome. “Claro” poderia pensar, “o dinheiro é meu, faço o que eu quiser com ele”, mas onde ficam os valores nessas horas? E se fosse você quem estivesse passando fome e visse um homem gastando dinheiro em dois ou três maços de cigarro? O que sentiria? Esse tipo de reflexão é difícil para muitos, pois nunca conseguem imaginar-se numa situação tão precária.
Um dos segredos dos vencedores é sempre ter um modelo. Peguemos como exemplo o homem mais rico do mundo. O que ele tem feito nos últimos anos? Todos nós sabemos de suas doações para instituições de caridade. É realmente uma ação muito bondosa. Não estamos na mesma situação dele, mas ressaltando a ultima idéia poderíamos usar os ganhos para o nosso bem e, da nossa família se tivermos. Esse é um sentimento de satisfação pessoal, pois não estamos contribuindo para a injustiça. É claro que tal sensação depende muito de como nossa consciência atua.
O modo como usamos o dinheiro mostra muitas coisas a nosso respeito. E então, O que iremos buscar em nossa vida? Já que é tão curta, não seria melhor caminharmos para focos puros e verdadeiros?
Nos últimos anos a mente do ser humano parece ter decaído em muitos aspectos. Alguns constroem opiniões sem o mínimo de bom senso, outros criam justificativas banais para crimes graves e, assim sendo, a insensatez prevalece em nossos dias. A audiência de programas humorísticos aumenta, enquanto programas educativos expõem conteúdos de pouquíssimo proveito. Livrarias, poucas conseguem manter-se, mas as lojas de jogos de videogame estouram em vendas. O que as pessoas pensam da vida? É apenas diversão todo o tempo? Não interessa saber sobre o aquecimento global, emissão de poluentes, extinção de animais? Veja o que estão fazendo com o seu mundo. Veja o que estão fazendo com o nosso mundo. Será que há quem pense que o dinheiro comprará um mundo novo?
Se levarmos em conta a situação mundial com relação à economia, qualidade de vida e o meio ambiente; chegamos à conclusão que dinheiro nenhum resolverá tais problemas. O Homem parece não reconhecer os riscos da extinção de sua raça. Diante de tudo só nos resta nos perguntarmos: O que é mais importante, dinheiro, poder ou valores?