DEU NA IMPRENSA... [2]
(Excerto de longa matéria publicada no jornal
CORREIO POPULAR. O colunista ilustra sua
reportagem com inúmeras expressões extraí-
das do nosso “Dicionário de Expressões Po -
pulares da Língua Portuguesa” ).
“NOSSA LÍNGUA, NOSSAS EXPRESSÕES,
por Bruno Ribeiro
(...)
A língua portuguesa, e o que se faz dela no Brasil, é a nossa maior riqueza, na opinião do escritor cearense João Gomes da Silveira, que acaba de viabilizar o maior projeto literário de sua vida, o ‘Dicionário de Expressões Populares da Língua Portuguesa’ (Ed. Martins Fontes, 980 págs., R$ 98,00). O calhamaço é, muito provavelmente, o maior e mais completo levantamento de expressões criadas pelo povo luso-brasileiro ao longo dos séculos.
(...)
Gomes da Silveira não deixou de fora nem mesmo os termos chulos e os preconceituosos. ‘Por que iria eu escondê-los? Mário Prata está com a razão quando diz que ‘dicionário é dicionário’. E este sempre deverá conter o mais’, comenta. ‘Não inventei nada do que está no livro, apenas tive a satisfação de enfileirar as expressões no papel e cosê-las para todos, por tratar-se daquilo que a todos pertence’, avisa.”
[In jornal CORREIO POPULAR, Campinas, SP, domingo, 17/10/2010, coluna ‘Na Boca do Povo’, ‘Caderno C’, pág. C6, por Bruno Ribeiro, da Agência Anhanguera].
Fort., 30/10/2010.